O campo e a abordagem antropológicos

Páginas: 2 (494 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
A antropologia é a ciência que estuda o homem por inteiro, em todas as localidades, épocas e culturas. Este estudo é essencial para entender o modo de agir do ser humano perante a suasociedade.
O homem sempre observou outros homens e fez questionamentos, aplicou métodos das ciências naturais para o seu estudo, mas a ciência do homem, denominada antropologia é muito recente. Apartir do século XVIII que começa a se construir um pretensamente saber científico, tornando o próprio homem o seu objeto de conhecimento. Apenas depois do século XIX, o projeto antropológico começa ase estabelecer, com a descoberta de sociedades antes desconhecidas. A antropologia não poderia concretizar o seu estudo, sem antes conhecer e estudar todas as sociedades, pois ela não é uma ciênciarestrita, pelo contrário, como já foi dito, ela estuda o homem por inteiro.
O objeto empírico dos primeiros antropólogos são as sociedades distantes das civilizações Europeias ouNorte-Americanas, denominadas “primitivas”, porém com a evolução social, este objeto empírico foi desaparecendo. Só assim os estudiosos puderam perceber que não seria correto especificar a prática antropológicaatravés de um único objeto empírico, o correto seria uma abordagem epistemológica constituinte, A parir de então, a abordagem antropológica, passou a considerar as diversas dimensões do homem,relacionar os campos de investigação.
Existem cinco principais áreas da antropologia: biológica, pré-histórica, linguística, psicológica e a antropologia social e cultural ou etnologia. A etnologia,diz respeito a tudo que constitui uma sociedade, sua organização tanto econômica, quanto política, jurídica, suas crenças e linguagens, as criações artísticas e o sistema de parentesco. São estascaracterísticas que o antropólogo procura entender, o que não estará escrito, relatado.
A antropologia ao estudar sociedades distantes da nossa, fez uma descoberta importantíssima: aquilo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: “o campo e a abordagem antropológicos”
  • O campo e a abordagem antropologicos
  • o campo e a abordagem antropologicos
  • O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS
  • O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS
  • O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS
  • Sintese O Campo e a Abordagem Antropológicos
  • o Campo e a abordagem antropologicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!