O Campo De Interven O Teorias E T Cnicas Em Processos Grupais Faden

1598 palavras 7 páginas
Questões relacionadas à Técnica Clínica

O CAMPO DE INTERVENÇÃO

O MODELO DE INTERVENÇÃO ANALÍTICO
Primeira consideração é que devemos tomar o campo de atuação como o espaço da linguagem e todos os efeitos de significação que percorrem esse espaço.
 A expressão carrega uma dimensão intersubjetiva bastante potente que altera simultaneamente estados interiores e exteriores. 



Na linguagem exercemos uma negociação subjacente de nossa identidade, definindo possibilidades do dizer e consequentemente do ser.



Considerando que há palavras que produzem um efeito drástico sobre o sujeito, e outras que
(embora deveriam) não alcançam essa potência, devemos pensar que os modos de dizer (os efeitos que queremos produzir) estarão determinados pela singularidade da constituição psíquica de nosso paciente.

Palavras plenas
 Palavras suaves, pálidas


Despertar no sujeito um efeito, a aproximação de um nó, é sempre o desejo do terapeuta, mas cabe considerar:
 Como o paciente irá lidar com o dizer do terapeuta;  Se o paciente irá elaborá-lo, ou se se valerá de mecanismos egóicos para afastar-se do incômodo da intervenção


CONFIGUAÇÃO DAS ANSIEDADES POR ETAPAS
DE VIDA


ANSIEDADE DE ANIQUILAMENTO: (também conhecida como desintegração, desmantelamento, depedaçamento). Está presente desde o nascimento e corresponde à intensa presença, no interior do bebê, das pulsões agressivas e dos estímulos desprazerosos. Assim, as primeiras frustrações são semantizadas como uma ameaça de morte, como um aniquilamento da vida.



ANSIEDADE DE ENGOLFAMENTO: Corresponde a uma fixação na etapa evolutiva em que há uma indiferenciação entre o eu e o outro, tal como ocorre na díade fusional mãe-filho, de natureza simbiótica-narcisista.



ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO: Forma-se durante a primeira infância e é devida a duas condições básicas: uma é o medo da perda do objeto necessitado, e a outra, o da perda do amor deste objeto. É claro que estes medos tanto podem estar justificados por

Relacionados