O caminho dos macronutrientes no organismo

Páginas: 4 (939 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
DIGESTÃO DOS CARBOIDRATOS
Quando ingeridos, os carboidratos estão sob forma de polissacarídeos e dissacarídeos que necessitam ser hidrolisados (quebrados) em açucares simples para serem absorvidos.A digestão dos carboidratos, assim como de outros nutrientes, inicia-se na boca com a mastigação, que fraciona o alimento e o mistura com a saliva.
Durante esse processo, a enzima amilase salivarsecretada pelas glândulas parótidas (glândula salivar situada na região orofaríngea) inicia a quebra do carboidrato em dextrinas e maltoses que são moléculas menores. Esta enzima sofre inativação noestômago, assim que inicia a liberação de outras enzimas locais. Ainda no estômago, ocorrem contrações das fibras musculares da parede continuando o processo digestivo mecânico, que são os movimentosperistálticos, que tem a função de misturar as partículas dos alimentos com secreções gástricas. É importante ressaltar que a secreção gástrica não contém enzimas digestivas específicas para a quebrado carboidrato, ocorrendo, portanto, a movimentação do carboidrato para a parte inferior do estômago e da válvula pilórica. Após esse processo, a massa alimentar transforma-se em uma massa espessachamada quimo, que irá ocupar o duodeno, a primeira porção do intestino delgado.
Dentro do intestino delgado os movimentos peristálticos continuam movendo o quimo ao longo do intestino delgado onde adigestão do carboidrato é finalizada através das secreções pancreática e intestinal.
As enzimas do pâncreas entram no duodeno através de um ducto e contém a amilase pancreática, responsável pelacontinuidade do processo do desdobramento do amido e da maltose. Já as secreções intestinais contêm três enzimas distintas, as dissacaridases sacarase, lactase e maltase, que atuam sobre os dissacarídeospara render os monossacarídeos glicose, frutose e galactose para absorção.
Alimentos fonte de carboidrato:
Cereais:arroz, branco, arroz integral, cereal matinal, aveia
Massas e preparados:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macronutrientes
  • macronutrientes
  • Macronutrientes
  • Macronutrientes
  • macronutrientes
  • macronutrientes
  • Macronutrientes
  • Macronutrientes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!