O Cérebro

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2014
Cérebro
O cérebro é composto por cerca de 100 bilhões de células nervosas, conectadas umas às outras e responsáveis pelo controle de todas as funções mentais. Além dascélulas nervosas (neurônios), o cérebro contém células da glia (células de sustentação), vasos sangüíneos e órgãos secretores. 
Ele tem três componentes estruturais principais:os grandes hemisférios cerebrais, em forma de abóbada (acima), o cerebelo, menor e com formato meio esférico (mais abaixo à direita), e o tronco cerebral (centro). 
Notronco cerebral, destacam-se a medula alongada ou bulbo raquiano (o alargamento central) e o tálamo (entre a medula e os hemisférios cerebrais). 
Os hemisférios cerebrais sãoresponsáveis pela inteligência e pelo raciocínio. 
O bulbo raquiano está implicado na manutenção das funções involuntárias, tais como a respiração. 
A ponte é constituídaprincipalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o córtex cerebral ao cerebelo. 
O tálamo age como centro de retransmissão dos impulsos elétricos, que viajam para e docórtex cerebral. 
O cérebro é o centro de controle do movimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência. Todas asemoções, como o amor, o ódio, o medo, a ira, a alegria e a tristeza, também são controladas pelo cérebro. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinaisenviados pelo organismo e pelo exterior. 
Os cientistas já conseguiram elaborar um mapa do cérebro, localizando diversas regiões responsáveis pelo controle da visão, da audição,do olfato, do paladar, dos movimentos automáticos e das emoções, entre outras. No entanto, pouco ainda se sabe sobre os mecanismos que reagem o pensamento e a memória.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cerebro
  • CEREBRO
  • Cérebro
  • Cérebro
  • Cérebro
  • Cérebro
  • Cérebro
  • CEREBRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!