O Cáucaso

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
O Cáucaso:
Cáucaso é uma região que divide a Ásia da Europa, a Cordilheira forma uma espécie de barreira natural entre esses dois continentes. É comum ter terremotos com frequência nessa região e amesma tem sido campo de batalha de diferentes culturas e religiões. Conheça agora um pouco mais sobre esse lugar.
Ele se localiza entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, grande parte dessa região étomada pela Cordilheira de Cáucaso e pelas suas planícies adjacentes.
Por ser uma região que marca uma das fronteiras existentes entre a Europa e a Ásia, alguns dos países que fazem parte dessaregião são considerados transcontinentais. Como exemplo temos a Turquia, onde os territórios dividem-se em uma parte que é européia e outra que é asiática. A região é dividida em duas partes, a norte, queé chamada de Ciscaucásia, e a sul, que é chamada de Transcaucásia.
Nesta região vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, essa população é distribuída em três países independentes, que são:Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas repúblicas da Rússia, que são: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai deStavropol.
Algumas regiões da Turquia e do Irã, em alguns momentos são consideradas como parte de Cáucaso. A Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto queo Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia.
Como ponto limítrofe entre Europa e Ásia, a área assume uma real importância estratégica e política, além deabrigar grandes jazidas de petróleo. Tal situação faz do Cáucaso uma região explosiva, de constantes mudanças políticas e sociais e que é alvo dos interesses dos vizinhos Irã, Turquia e Rússia, países queestão constantemente interferindo nos assuntos domésticos das nações locais.
Além dos fatores externos, a enorme diversidade encontrada no Cáucaso também não contribui muito para uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conflitos no caucaso
  • As repúblicas do cáucaso
  • Os conflitos no caucaso
  • Os conflitos do caucaso
  • Questão do Caucaso
  • O Cáucaso e a Guerra Mundial
  • O separatismo na região do Cáucaso
  • Conflitos na região do Cáucaso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!