O brincar na educação infantil para fröebel

Páginas: 29 (7185 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
O brincar para alguns pensadores

Friedrich Froebel

Biografia

Friedrich Wilhelm August Frobel nasceu em Oberweissbach, sudoeste da Prússia, em 21 de abril de 1782. Filho do pastor luterano Johann J. Froebel, perdeu sua mãe aos nove meses de vida em função de problemas decorrentes do parto.
Em 1797, aos quinze anos, trabalhou como aprendiz de um guarda florestal, momento no qualdesperta seu interesse pela natureza. Aos dezessete anos, ao visitar seu irmão na Universidade de Jena e permanecer por lá alguns meses, surgiu o desejo de ingressar nessa Universidade. Com o dinheiro da herança da mãe, cursou Filosofia e dedicou-se ao estudo da Arquitetura, Ciências Naturais e Mineralogia.
Em 1802 seu pai faleceu, o que o faz retornar para casa e iniciar alguns trabalhos. Entre 1803 e1805 trabalhou na área da agrimensura e arquitetura, após esse período lecionou desenho em uma escola normal, onde reconheceu sua vocação no trabalho pedagógico.
Em 1813, Froebel alista-se voluntariamente na guerra, combatendo no exército Prussiano contra a França de Napoleão. Já em 1816, ao retornar à terra natal, dedica-se à educação dos sobrinhos. Na cidade alemã de Griesheim, funda o“Instituto Educativo”, aplicado à verdade onde Froebel pôs em prática suas teorias pedagógicas
No ano de 1832, as autoridades, que reagiam às idéias pedagógicas de Froebel, afastaram-no da direção da escola e ele partiu para a Suíça.
Na Suíça trabalhou com Pestallozzi com quem se juntou em defensa do desenvolvimento gradual da criança. Para eles o desenvolvimento ocorre segundo etapas bem definidas: ainfância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade, todas importantes. e por ele foi incentivado para o exercício pedagógico. Em 1873 Froebel abriu o primeiro jardim de infância (Kindergarten), onde as crianças eram como plantinhas de um jardim, do qual o professor era o jardineiro. A criança se expressaria por meio das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. Alinguagem oral se associaria à natureza e à vida.
Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo e a atividade lúdica na educação.
Para ele "a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade,como um todo, originariamente se elevara acima do plano animal e continuara a se desenvolver até a sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal" (A educação do homem – 1826).
Froebel faleceu em 1852.

A História da Infância
Antes do século XVIII as crianças eram tidas como adultos em miniatura e não tinham suas particularidades respeitadas, acreditava-se que acriança tinha a mesma forma de pensar a agir dos adultos. Esse conceito se modificou entre os séculos XVIII e IX, quando passou-se a atribuir valor ao adulto bem preparado para exercer seu papel na vida pública, necessitando inclusive de conhecimentos da cultura letrada. Aí surgiu a idéia e infância como um período no qual a criança deve se preparar para ser um “adulto ideal” (pessoa bem preparadapara o exercício da visa pública). É nessa época também que aparece o conceito de adolescência.

O criador dos jardins - de – infância
Friedrich Froebel dava grande importância ao aprendizado das crianças pequenas. Para ele, o modo como a criança era estimulada a se desenvolver durante a fase inicial de sua infância, era muito importante, porque isso a afetaria no seu desenvolvimento comopessoa adulta, pensamento este que é hoje, apoiado pela psicologia.
Froebel foi o criador dos jardins-de-infância, para crianças menores de oito anos, esse nome surgiu do princípio de que ele acreditava que a criança é como uma planta no seu processo de formação, necessitando de cuidados constantes para se ter um bom desenvolvimento. Ideia que era dividida também com outros pensadores de seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FRÖEBEL
  • Relevancia do brincar na educação infantil
  • o brincar na educação infantil
  • A Importância do Brincar na Educação Infantil
  • A importância do brincar na educaçao infantil.
  • O brincar na educação infantil
  • A importancia do brincar na educação infantil
  • O educar e o brincar na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!