O brincar, na educação infantil, brincadeiras e brinquedos.

Páginas: 11 (2563 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
FADIRE; FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E REGIONAL.

Maria das Dores Lopes



O brincar, na educação infantil, brincadeiras e brinquedos.










Belém, 22 – 11 2014
FADIRE; FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E REGIONAL.

Maria das Dores Lopes


O brincar, na educação infantil, brincadeiras e brinquedos.Trabalho destinado à conclusão da disciplina
Metodologia da Pesquisa







Belém, 22 – 11 - 2014


3 – OBJETIVOS
3-1- GERAL:
•Proporcionar situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante ao mesmo tempo dependente de seus pares e agentes de transformação do seu meio.

3-2- ESPECÍFICOS:
• Estabelecer afinidade amorosa, aumentando as possibilidades de comunicação e socialização infantil.
• Estimular para que a criança utilize as linguagens, sejacorporal, musical, plástica, oral e escrita ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressar suas idéias,
• Levar a criança a conhecer diferentes manifestações culturais, considerando as atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, bem como de valorização da diversidade








4. PROBLEMÁTICA:Porque brincar é bom para a criança?
Escutamos reclamações os pais e educadores, dizendo que as crianças de hoje não sabem brincar. Falam que na hora da recreação, especialmente, só correm e brigam .Então quando pesquiso: quem é brinca hoje com as crianças? Será que os pais e professores param para brincar comas crianças Quem procura ensinar a brincar? Quais os especialistas que atuam em creches e na pré-escolas qual a sua formação de educação infantil?
Antigamente as famílias tínhamos o prazer de ensinar as brincadeiras do seu tempo de criança. Hoje, é muito difícil na correria do dia a dia, ninguém pára e brinca com as crianças? Não É saudades de um tempo feliz que não vivemos mais, masverificamos o que fazemos na convivência com crianças e educadores.

4-1- JUSTIFICATIVA:
O professor de educação infantil precisa oferecer situações que possa oferecer a investigação pelas crianças das características físicas, motoras e particulares no conhecimento do próprio corpo, como um conjunto composto envolvendo tanto o conhecimento das partes do corpo, como os diversos órgãos e funçõescomo as percepções, as emoções, os envolvimentos e o pensamento.
O educador na educação infantil deverá associar ao brincar, isto porque na brincadeira, o profissional pode intervir pedagogicamente nas ações de cuidado e educação entre a criança e o conhecimento.
A partir da brincadeira, a crianças entra no mudo da imaginação.








5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A criança vêo mundo através dos brinquedos e das brincadeiras.
Como lidar, organizar, sugerir, respeitar e valorizar as brincadeiras das crianças expõe, através da história da infância, o entendimento que se tem das crianças. O que se observa ao longo dessa história é que sempre haverá formas, jeitos e instrumentos para se brincar, como por exemplo; a boneca, a bola, cantigas de roda, jogar pedrinhas,brincar de amarelinha, pega-pega, pique- esconde e muitos outros brinquedos e brincadeiras que tanto fascina as crianças de hoje e antes com brinquedos e uma forma de brincar muito antiga.
Quando falamos em crianças vem logo em mente em brinquedos, brincadeiras e jogos. A brincadeira é algo que pertence á criança, a infância. Mediante o brincar a criança experimenta, organiza-se, modera,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedos e brincadeiras na educação infantil
  • Brinquedos e brincadeiras na educação infantil
  • Brinquedos e brincadeiras na educação infantil
  • O brincar na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras
  • A importância do brincar e do brinquedo na educação infantil
  • Jogo Brinquedo E Brincadeira Na Educacao Infantil
  • A import6ancia do brincar e da brincadeira na educação infantil
  • INTRODUZINDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!