O BRASIL SOB O OLHAR ESTRANGEIRO, OS RELATOS COMO PRECURSORES DA ETNOGRAFIA E UMA ETNOGRAFIA DA VIAGEM

967 palavras 4 páginas
comentário sobre a obra

Textos: o brasil sob o olhar estrangeiro, os relatos como precursores da etnografia e uma etnografia da viagem – do livro “Antropologia da Viagem” de ilka boaventura leite

Roberta Lima de Oliveira

Os capítulos I, III e IV do livro “Antropologia da Viagem” de Ilka Boaventura Leite fez-me compreender que a leitura do Brasil, no seu processo de formação enquanto país, foi realizada, também, por atores externos, cujo olhar poderia estar imbuído de conceitos pré-estabelecidos, propósitos subjacentes ao sistema capitalista e mercantilista, ou (raros os casos) de simples curiosidade.
O texto é um estudo atual sobre a literatura de viagem do século XV ao início do século XX no Brasil por estrangeiros que vislumbraram nos trópicos o inédito e a oportunidade de exploração.
No primeiro capítulo a autora aponta três momentos históricos que demarcaram as pesquisas produzidas sobre o Brasil e que se distinguiram através do tipo de influência e orientações no âmbito governamental ou científico que tiveram; ou seja, foram desenvolvidas sob o ponto de vista português, europeu ou americano. A autora de deteve nas duas primeiras, deixando a minha curiosidade sobre o “Zé Carioca” para outro momento. Percebi o cuidado de Portugal com o sigilo das informações privilegiadas sobre as novas terras “descobertas” que temia a fragilização do seu poder no século XV ao XVIII, fazendo assim que a produção fosse marcada “pelo exclusivismo, descontinuidade no tempo e no espaço e pela clandestinidade” p.44; e, que a política externa liberal de D. João VI, no século XIX com a abertura dos portos, fez descortinar para o mundo, em especial à Europa, um país exótico a ser estudado para ser explorado como fizeram os ingleses que sobrepujaram o monopólio português.
No capítulo III, Leite trata das características da produção escrita dos viajantes, concentrada no século XIX e início do século XX, que é considerada por muitos autores um gênero

Relacionados

  • Comunicacao jorge
    212122 palavras | 849 páginas