O Brasil na Segunda Guerra Mundial

Páginas: 16 (3948 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2013

Sumário


Introdução 04
Brasil na 2ª Guerra Mundial 05
Contexto Socio-Político 05
Ingresso do país na Guerra 06
Cronograma do Brasil nas 2 Guerras Mundiais 07
Força Expedicionária Brasileira 08
Depoimento 11
Estatísticas da Guerra 16
Conclusão 17
Bibliografia 18














Introdução

OBrasil, no período que compreende a 2ª Guerra Mundial, vivia em um regime militar repressivo que aparentemente, mostrava afinidade com o fascismo italiano e o nazismo alemão. A ditadura era uma grande semelhança com o grupo que formava a tríplice aliança, que pregava um regime militarizado e autoritário.
Quando o país foi obrigado a tomar partido de qual grupo seria aliado, o Brasil, mesmo com todasas semelhanças políticas com o nazifascismo, optou pela tríplice entente, pelos mais diversos motivos.
Para compreender o envolvimento do Brasil na 2ª Guerra Mundial, é necessidade do país de defender um dos lados da guerra, quais os motivos impulsionadores e quais resultados esse envolvimento trouxe ao país.
Também é interessante conhecer a história dos soldados brasileiros na guerra, o quecomprova todo um lado socioeconômico no país durante esse período.
Para conquistar conhecimentos mais completos sobre o Brasil no contexto da 2ª Guerra, é necessário saber sobre a situação do país antes da entrada no conflito, como a entrada se realizou, e, finalmente, as consequências que a guerra trouxe ao país assim que a guerra chega a seu desfecho.











Brasil na 2ª GuerraMundial
Contexto Socio-Político

Durante o período da segunda guerra mundial, o Brasil estava no período chamado de Estado Novo, onde o regimento estava baseado em um governo ditatorial comandado por Getúlio Vargas.
O estado novo consistiu em um período de um regime totalitário, no qual Getúlio Vargas governou entre 1937 a 1945. O regime se caracterizou pela censura dos meios de comunicação, acriação do  Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), extrema burocracia estatal, aplicação de disciplina no exército brasileiro, decreto do código penal brasileiro e da CLT entre outros fatores. Além disso, a imposição desse governo foi visto como uma maneira de manter o Brasil um país capitalista, detendo o avanço comunista.Segue a explicação da implantação do Estado Novo no país:
Atendendo às legitimas aspirações do povo brasileiro à paz política e social, profundamente perturbada por conhecidos fatores de desordem, resultantes da crescente a gravação dos dissídios partidários, que uma notória propaganda demagógica procura desnaturar em luta de classes, e do extremamento de conflitos ideológicos tendentes, peloseu desenvolvimento natural, resolver-se em termos de violência, colocando a Nação sob a funesta iminência da guerra civil;
Atendendo ao estado de apreensão criado no País pela infiltração comunista, que se torna dia a dia mais extensa e mais profunda, exigindo remédios, de caráter radical e permanente;
Atendendo a que, sob as instituições anteriores, não dispunha, o Estado de meios normais depreservação e de defesa da paz, da segurança e do bem-estar do povo;
Com o apoio das forças armadas e cedendo às inspirações da opinião nacional, umas e outras justificadamente apreensivas diante dos perigos que ameaçam a nossa unidade e da rapidez com que se vem
Nesse contexto, as superpotências mundiais travavam o maior conflito mundial da história, se dividindo como os países totalitários(Alemanha, Japão e Itália) que formavam a tríplice aliança, e os países democráticos (Estados Unidos, França e Inglaterra) que formavam a tríplice entente.
Devido a intensidade do conflito, os países de ambos os grupos buscavam aliados. O Brasil, por seu regime ditatorial, possuía politicamente uma grande tendência ao grupo dos países totalitários, mas, ainda assim, recebia empréstimos dos Estados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil na Segunda Guerra Mundial
  • O brasil e a segunda guerra mundial
  • Brasil na segunda guerra mundial
  • Brasil na segunda guerra mundial
  • Brasil na segunda guerra mundial
  • Brasil na Segunda Guerra Mundial
  • Brasil na segunda guerra mundial
  • O Brasil e a Segunda Guerra Mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!