O brasil na conferência de estocolmo

Páginas: 8 (1993 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PAULA BOTREL
PÓLO GUARAPARI - ES

O BRASIL NA CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO



GUARAPARI
2011
1. . OBJETIVO
A análise e principal objetivo deste projeto é ver como até a conferência de Estocolmo, existia um cenário totalmente desestruturado no que concerneao Meio Ambiente e a organização dos temas relevantes ao fator humano.
Essa reflexão é um estudo mais intrínseco da posição que o Brasil, teceu nesta conferencia, sendo um pais em desenvolvimento no contexto mundial naquele momento.
Nossa posição pode-se dizer, foi tristemente exemplar, pois nossos representantes foram categóricos em demonstrar que o nosso país não se importava com omeio ambiente.
Era cristalina a ideia e a posição que o Brasil e os outros 77 países que o acompanhava, das 113 nações que participavam, defendiam e acreditavam que o crescimento econômico deveria ser promovido a qualquer custo, não se importando com os problemas e as políticas de meio ambiente que estavam sendo discutidas com esta conferencia.
Acusavam aos países industrializados decercearem seus direitos de crescimento e prosperidade industrial. O Brasil como líder da corrente negativa dessas novas propostas, protestou abertamente estendendo uma faixa com os seguintes dizeres: “Bem vindos à poluição, estamos abertos a ela. O Brasil é um país que não tem restrições, temos várias cidades que receberiam de braços abertos a sua poluição, porque nós queremos empregos, dólarespara o nosso desenvolvimento”.
Era um convite formal para todos aqueles que quisessem promover a instalação de variados tipos de indústrias, a maioria delas altamente poluidoras e que tanto incomodavam a população dos países desenvolvidos do hemisfério Norte, nossas fronteiras estariam sempre abertas.
Tal medida marcou esta conferência, dando a esse protesto uma dimensão gigantesca,já que este pensamento refletia o que todos os países da época acreditavam, ou seja, todos tem o direito de crescer economicamente mesmo que à custa de grande degradação ambiental. Não podemos esquecer que o Brasil passava por um grande crescimento que era chamado de milagre econômico.·.
2. JUSTIFICATIVA
Essa Conferência foi extremamente importante, pois, foi o primeiro grandeencontro internacional, com representantes de diversas nações, para a discussão dos problemas ambientais e nela se consolidou e discutiu a relação entre desenvolvimento e meio ambiente.

Esta conferencia apesar de começar atribulada, já que os países do bloco socialista não participaram, e o clima pouco amigável gerou um documento histórico, assinados pelas nações participantes, com de24 artigos, que trouxeram poucos compromissos efetivos e teve como um de seus principais desdobramentos a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a primeira agência ambiental global.
Nesta concepção temos dois documentos que reforçavam as animosidades e conflitos ali existentes. O primeiro, foi o Relatório do Clube de Roma. O segundo e não menosimportante foi o documento base para a Conferência de Estocolmo denominado Only one earth: the care and maintenance of a small planet, de responsabilidade de Bárbara Ward e René Dubos, da Organização das Nações Unidas - ONU, que reuniu 70 especialistas do mundo, que reforçavam, em grande parte as conclusões do Relatório do Clube de Roma. Consequentemente, os debates na Conferência de Estocolmo tiveram seuápice nas questões em torno da questão do controle populacional e da necessidade urgente de redução do crescimento econômico.
Esses dois pontos se tornaram o divisor das aguas, pois foram objeto contundente de contestação por parte dos países em desenvolvimento, que viam na postura neomalthusiana, do Relatório do Clube de Roma, que foi a base da Conferência e dos ambientalistas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Por que a posição do brasil gerou polêmica na conferencia de estocolmo
  • Conferência de Estocolmo
  • Conferência de estocolmo
  • Conferência de Estocolmo
  • Conferencia de estocolmo
  • Conferencia de estocolmo
  • Conferência de estocolmo
  • Conferência de Estocolmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!