O Brasil Democrático

Páginas: 18 (4312 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
1. O BRASIL DEMOCRÁTICO
Entre os anos de 1985 a 1994 o principal desafio na política brasileira foi a estabilização da inflação, sendo que durante esse período foram 10 ministros da fazenda e um numero similar de planos de estabilização.
Nas décadas de 1960 e 1970 o Brasil passou por um grande crescimento as custas do dinheiro estrangeiro, entretanto na década de 1980 foi atingido pela “criseda dívida externa”, com um elevado aumento dos juros cobrados pelos credores. Sua alternativa foi pedir ajuda ao FMI, que exigiu a adesão a um rígido programa de ajustes, chamado “Consenso de Washington”, tinha como objetivo quitar as dívidas com superávits fiscais e comerciais.
O envio de dinheiro para o exterior durante quase uma década foi um duro golpe na economia, gerando redução no PIB, eao contrário do esperado, a inflação continuou elevada. Diante desse cenário surgiram teses a respeito da inflação inercial, gerada pela “memória inflacionária”, estimulada pelos altos indexadores brasileiros.
Devido a esse acontecimento, os planos de estabilização propostos buscavam eliminar a memória inflacionária, acredita-se que falharam por ser esse seu único foco.
Segundo Fernando deHolanda Barbosa (2007) a memória inflacionária é como uma febre que pode ser tratada, mas sem resolver a origem do problema, a infecção, que é a crise fiscal, quando o estado gasta mais do que arrecada.
2. PLANO CRUZADO
Alguns estudiosos tiveram grande influencia nos planos de estabilização, e todos eles concordavam que o Brasil possuía um ponto peculiar, sua alta indexação e inflação crônica. Asopiniões dos estudiosos dividiam-se em duas linhas de pensamento:
1. Solução “Larida”, criada por André Lara Resende e Pérsio Arida. Defendiam a introdução de uma nova moeda, o novo cruzeiro, plenamente indexada, vinculada a ORTN na paridade de 1 para 1, com circulação paralela ao cruzeiro durante certo período. “A nova moeda indexada diariamente equivaleria à indexação total e instantânea daeconomia; com isso o cruzeiro e a inflação medida em cruzeiro perderiam o sentido, e desapareceriam, portanto, os problemas da indexação e da inércia inflacionária.
2. A segunda opinião era defendida por Francisco Lopes (1986), chamada de “choque heterodoxo”: em que os preços seriam congelados temporariamente e em seguida um período de compressão no qual os preços relativos se ajustariam.
A oposiçãoalega que esse método provoca grava distorção no sistema de preços relativos visto que preços não se reajustariam de maneira sincronizada. Os agentes que saíram prejudicados durante o congelamento, tentarão reaver o prejuízo, criando tensões inflacionárias, a inflação tende a voltar com mais força. Além de interferir no funcionamento normal dos mercados e exigir controles administrativos.
Apesardos pontos negativos o governo optou pelo congelamento de preços, devido a sua facilidade de entendimento, sendo implementado em 1986 o plano cruzado que tinha como principais medidas:
a) Congelamento geral dos preços nos níveis de 27/02/86;
b) troca do cruzeiro pelo cruzado (1 cruzado = 1000 cruzeiros);
c) reajuste dos salários com base na média real dos 6 meses anteriores, mais um abono de 8%para todos os salários e de 15% para o mínimo;
d) instituição do “gatilho salarial”, acionado quando a inflação ultrapassasse 20%, com reajuste automático dos salários no mesmo percentual;
e) reajuste dos aluguéis e prestações do SFH com base na média real dos 12 meses anteriores;
f) substituição da ORNT pela Obrigação do Tesouro Naciona (OTN), que seria reajustada somente em 12 meses;
g)proibição de cláusula de indexação nos contratos inferiores a 12 meses;
h) fixação da taxa de câmbio de 13,84 cruzados por dólar.
O resultado inicial do plano cruzado foi muito bom e com apoio da população, mas contavam com dois problemas. O primeiro era o aquecimento da economia, em 1986 com os abonos salariais concedidos pelo plano e a redução da inflação a população voltou a consumir, gerando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil democrático
  • Periodo democratico no brasil
  • Brasil 8 no ranking democratico
  • Os campos democráticos no Brasil
  • Corrupção e controles democráticos no Brasil
  • brasil periodo democratico
  • Era vargas e brasil- democratico
  • O Brasil é um pais democratico?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!