O brasil conseguira atingir ate 2015 tdas as metas estabelecidas pelos objetivos do milenio?

365 palavras 2 páginas
O QUE É SUBJETIVIDADE DIANTE DA DIVERSIDADE DA PSICOLOGIA? A Diversidade de objetos da psicologia é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como aréa do conhecimento cientifico só muito recentemente (final do século 19), a despeito de existir há muito tempo na Filosofia enquanto preocupação humana. No sentindo mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o homem, e neste caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudaa. Assim, a concepção de homem que o pesquisador traz consigo "contamina” inevitavelmente a sua pesquisa em Psicologia. O Objeto da Psicologia deveria ser aquele que reunisse condições de aglutinar uma ampla variedade de fênomenos psicológicos. Esta situação leva-nos a questionar a caracterização da Psicologia como ciência e a postular que no momento não existe uma psicologia, mas Ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento. A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, específica de contribuição para compreensão da totalidade da vida humana. A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural: é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.
De um certo modo, podemos dizer que a subjetividade não é fabricada, produzida, moldada, mas também é auto moldável, ou seja, o homem pode promover novas formas de subjetividade, recusando-se ao assujeitamento e à perda de memória imposta pela fugacidade da informação.
Por fim, podemos dizer que estudar a subjetividade, nos tempos atuais, é tentar compreender a produção de novos modos de ser, isto é, as subjetividades emergentes, cuja fabricação é social e histórica.
Esse é o papel de uma ciência critica, da compreensão, da comunicação e do encontro

Relacionados

  • Apostila PQO Completa
    199788 palavras | 800 páginas
  • livro de economia
    411095 palavras | 1645 páginas
  • diversos artigos trabalhistas
    184935 palavras | 740 páginas