O Brasil é Protecionista

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
 CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ






O Brasil é protecionista?
Quais as propostas relacionadas à política externa do governo brasileiro?
















Trabalho realizado com o objetivo de compreender até que ponto o Brasil é de fato um país protecionista e quais as propostas relacionadas àpolítica externa do governo brasileiro.











O Brasil é protecionista?

No Brasil há uma proteção absurda do mercado doméstico. O resultado disso é que, apesar da nossa proteção excessiva, a nossa indústria tem perdido competitividade e, cada vez mais, precisa de maior proteção. Isso não é verdade necessariamente para todas as firmas, mas é para a média da economia. E amaior proteção diminui o poder de consumo da população.
Apesar de a tarifa de importação mais alta no Brasil ser de 35%, o nível de proteção é muito maior porque ao longo dos últimos dez anos passamos a cobrar contribuições sociais também dos produtos importados. Por exemplo, a partir de 2004, passamos a cobrar PIS-COFINS das importações e as tarifas de importação entram diretamente ouindiretamente na base de cálculo de vários impostos.
Assim, quando se fala que a tarifa de importação de um determinado produto é de 25%, na verdade, a taxa efetiva de proteção é muito maior. Em geral, muita gente fala que é favor de maior integração com o resto do mundo, mas não se vê nenhum plano de como se dará essa maior integração ao longo dos próximos anos.
Enquanto isso, o retrato mais claro doexcesso de protecionismo é que o valor dos automóveis aqui chega ser mais do que o dobro de um similar nos EUA ou quase isso de um similar vendido na Europa. Mas o mais gritante é o preço do vestuário. Antigamente se comprava eletrônico nos EUA, mas hoje as pessoas viajam para comprar roupas.
A maior proteção diminui o poder de consumo da população não é necessariamente verdade. poder de consumo dapopulação depende de duas variáveis básicas: (i) da renda; (ii) do preço dos bens de consumo.
A abertura certamente reduz o preço dos bens de consumo, por ampliar a oferta de produtos estrangeiros.
Todavia, a abertura não necessariamente amplia a renda de um país. Se você acha que abertura implica maior renda, explique os mecanismos causais, bastante obscuros.
O impacto inicial (ou de curtoprazo) de uma abertura é certamente contracionista, pois empregos e renda que eram internamente gerados deslocam-se para o resto do mundo.
Para, no longo prazo, o efeito ser expansionista, é preciso supor que o ganho de competitividade (produtividade) vai ser tal que as firmas remanescentes vão compensar a perda inicial em termos de produto.






Quais as propostas relacionadas à políticaexterna do governo brasileiro?

O Brasil vem fazendo uso de tarifas de importação, defesa comercial e requisitos de conteúdo local.
As medidas brasileiras são protecionistas (embora algumas sejam legais), prejudicam parceiros comerciais do Brasil e podem gerar retaliação.
A frequência e agressividade com que o governo critica a política monetária americana e a política cambial chinesa épreocupante para o setor industrial brasileiro, o que deixa claro que a discussão também é instrumento de política externa.
O Brasil deveria substituir barreiras comerciais, inclusive exigências de conteúdo local, por mais ações em relação ao que realmente interessa à competitividade de seu setor industrial: a redução do "custo Brasil".
Como nação emergente, o Brasil vive uma encruzilhada em suasopções nas relações internacionais, que nem sempre é discutida em torno de fatos (mesmo os econômicos) ou do reconhecimento das diferentes forças sociais. Esta encruzilhada se estende de forma abrangente a todos os setores que tem impacto na construção do futuro.











Conclusão
O problema não é proteger algum setor. O problema é proteger tudo com tarifas de importação elevadas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil liberalista ou protecionista?
  • O Brasil apontado como o pa s mais protecionista noG20
  • O Movimento Da Qualidade No Brasil E A Substitui O Da Pol Tica Econ Mica Protecionista Estimularam De Forma Expressiva A...
  • POLÍTICAS PROTECIONISTAS
  • Pol Ticas Protecionistas
  • Efeitos de Medidas Protecionistas para o Bem-Estar
  • TOMBAMENTO: UMA VISÃO PROTECIONISTA DO MEIO AMBIENTE COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO.
  • Brasil, brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!