O BOSON DE HIGGS E A ORIGEM DA MASSA

1472 palavras 6 páginas
O BÓSON DE HIGGS E A ORIGEM DA MASSA

BUSCA PELA PARTÍCULA DE DEUS TEM O OBJETIVO DE ENTENDER ORIGEM DO UNIVERSO
Em julho de 2012, pesquisadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), anunciaram que tinham encontrado uma nova partícula subatômica, que pode ser o bóson de Higgs. Higgs não é uma partícula qualquer, ele pode solucionar uma questão: por que a matéria tem massa?
Matéria e massa são dois conceitos que se confundem. Dizer que a matéria tem massa significa dizer que ela é atraída pelo campo gravitacional e que possui inércia.
Até 1964, os cientistas imaginavam que a massa faria parte da própria natureza da matéria, mas alguns estudiosos a desconfiavam que talvez não fosse assim. A massa seria uma consequência da interação das partículas com algum campo de força. Sem essa interação, as partículas teriam massa zero, haveria matéria, mas ela não teria inércia alguma, qualquer empurrãozinho faria o mais pesado dos objetos disparar pelo espaço na velocidade da luz. A matéria não seria atraída pela gravidade, tornando impossível a formação de estrelas, planetas e mesmo seres humanos.

O DIVÓRCIO ENTRE MASSA E MATÉRIA
Para o físico e filósofo austríaco Ernst Mach, o próprio campo gravitacional seria capaz de "criar" a inércia. Albert Einstein flertou com essa noção no início do século XX. Apesar de ela tê-lo inspirado a construir sua teoria da relatividade geral, Einstein acabou se afastando dos conceitos de Mach.
No início dos anos 1960, a ideia reapareceu na física das partículas. Os físicos estavam desenvolvendo a teoria das partículas elementares que temos hoje, o chamado "Modelo Padrão". Na construção do Modelo, eles se depararam com uma situação catastrófica: quando usavam a teoria para calcular energias e outras quantidades físicas, o resultado era sempreinfinito. Isso acontecia todas as vezes em que estavam envolvidas as chamadas "forças fracas". Ao contrário das outras forças conhecidas, a força fraca é pouco conhecida do

Relacionados