O Big Data como propulsor de novos neg cios

401 palavras 2 páginas
O Big Data como propulsor de novos negócios.
São muito comuns os empresários avaliarem negativamente num primeiro momento a implantação de uma nova tecnologia, por conta do senso comum ou por desconhecimento. Quando se fala em grandes dados, primeiramente associam a ideia de “modismo”.
Assim como qualquer tecnologia, a empresa deve se preparar para está nova realidade. Sendo assim, a primeira modificação está na cultura organizacional que deve se adaptar para uma nova mudança estruturada, desta forma, não será “mais um sistema, ou mais um BI” dentro da empresa.
A grandiosidade, complexidade e potencialidade do Big Data por si causa estranheza quando não explicada detalhadamente sua aplicabilidade. No campo médico é possível utilizar cruzamento de informações e dados estatísticos para se chegar a fontes de uma epidemia. Foi o que aconteceu recentemente com a atuação do brasileiro Ricardo Cappra, o brasileiro de 35 anos é consultor de estratégias digitais em grandes empresas como o Barcelona e o Governo dos EUA. [Exame: 25/05/2015 05:55] Segundo Cappra² “Nós rastreamos informações sobre o DNA do vírus, sua fragilidade e por onde entra o ebola. Depois cruzamos os dados para saber qual seria o próximo país que o ebola iria impactar”, diz Cappra, em entrevista a EXAME.com.
Novos insigts, novos cenários e tendências podem ser desenhados a partir do conjunto de dados. Comportamento de consumidores como seus hábitos de compra e consumo, ajudam empresas traçarem novas estratégias e atingir novos mercados. Justamente neste ponto surge um ponto de atenção como um dos objetos deste estudo: Como gerar informações estruturadas diante de um grande conjunto de silos de dados? A IBM ajuda com seu livro sobre Big Data:
“Big Data é qualquer tipo de dado – estruturado ou não – como um texto, áudio, vídeo, cliques, registros e outros. Novos insights surgem ao analisar esses tipos de dados em conjunto. (…) Big Data é mais do que apenas uma questão de tamanho: é uma oportunidade de

Relacionados

  • Marx E Engels Cole O Grandes Cientistas Sociais
    242086 palavras | 969 páginas