o bessouro

517 palavras 3 páginas
Besouro

O filme conta a historia de um menino que crescer vendo seu povo sendo humilhado e escravizado, com isso também cresce o desejo de aprender capoeira uma dança de seu povo que, depois vai ser totalmente liberada e decretada Patrimônio Cultural Brasileiro.
Esse menino se chama Manoel que, se identificar com o inseto besouro que desafia as leis da Física, pois segundo o seu peso e suas assas tão leve não teria condição de voar, mas o inseto chamado besouro voa, e Manoel então quer se chamar Besouro para desafiar ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão e o vivido pelo seu povo.
Besouro crescer e tem a missão de defender seu mestre, pois os coronéis da região não gostavam de capoeira, Besouro era um jovem vaidoso e num descuido ele esquece seu mestre, que é assassinado por um jagunço enquanto Besouro jogava capoeira com seus amigos; ao saber do assassinato corre para o local e dá uma surra no jagunço e foge para a floresta, pois passa a ser perseguido pelo coronel que ditava as regras naquela região e não aceitava a capoeira entre o negro Besouro passa a morar na floresta com seus guias.
Besouro entregar sua alma aos Exus, que era os deuses dos negros, e os exus começaram a lhe dar proteção e força e com isso tornou seu corpo fechado e protegido da morte, segundo a lenda, a única coisa que pode matá-lo agora é a faca feita da madeira de ticum. Besouro começa a incendiar as plantações do coronel e a destruir todo serviço do coronel que era feito pelos seus irmãos negros. Quero Quero, amigo de infância de Besouro, começa a se voltar contra ele, já que ele estava destruindo tudo que os escravos estavam fazendo. Com isso sua namorada Dinorá, e termina o namoro com Quero Quero, e fica do lado de Besouro pois ela acredita que Besouro estar terminando o que o mestre Alípio começou. Quero Quero se revoltado, contra Besouro. E uma luta com um golpe de copeira mata o jagunço do coronel e o coloca na frente da casa grande para incriminando o

Relacionados