O Benin

Páginas: 7 (1616 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
Geografia e população

Com uma área de 112 mil km² e cortado pela linha do Equador, o Benin, um dos menores países africanos, encontra-se na parte ocidental de seu continente. Faz fronteira com quatro países: com o Togo a Oeste, com Burkina Faso e o Níger ao Norte e com a Nigéria a Leste. Ao Sul, possui suasaída para o mar (oceano Atlântico). O Benin possui diferentes regiões geográficas, apesar de a altitude no país não variar muito. A região costeira é uma planície arenosa rodeada por lagoas e possui clima tropical quente e úmido. É nessa região que se concentra a maioria da população e também onde estão localizadas as maiores cidades do país, como Porto-Novo e Cotonou, e também plantações decoqueiros. A parte Noroeste do Benin é uma região montanhosa, que atinge os 800 metros de altitude. O Norte é constituído, principalmente, por savanas. O clima é semi-árido e as épocas de chuva no país são de abril a julho e de setembro a novembro. A parte central não possui floresta e conta com uma paisagem de campos.

O Benin possui uma população de 9 milhões de habitantes. Desses, apenas 41% vivem nascidades. O povo do Benin divide-se em mais de 60 grupos étnicos. Entre os maiores deles, estão Fon (39,2%), Adja (15,2%), Yoruba (12,3%), Bariba (9,2%), Peulh, (7%), Ottamari (6,1%) e Yoa-Lokpa (4%). A população do Benin é também composta por descendentes de gente que retornou ao país logo após a abolição da escravidão no Brasil. As crenças religiosas variam bastante. O Benin é considerado comoberço do Vodun, conhecido no Brasil como CANDOMBLÉ e ORISHA. As principais religiões são o animismo (vodun), o cristianismo e o islamismo. O idioma oficial do país é o francês, mas também se destacam o Fon e o Yoruba, assim como as línguas tribais. A taxa de alfabetização é de apenas 34,7%.

História epolítica

Como as outras nações africanas, o Benin abrigou diversas monarquias ao longo de sua história. Dentre elas, encontrava-se Daomé, a mais poderosa, que viria a dar o nome à futura nação. Depois de uma sucessão de reinos, portugueses estabeleceram entrepostos na costa para a comercialização de escravos e, no séc. XVIII,

franceses e portugueses fundaram, respectivamente, os portos de Ouidá e dePorto-Novo. Durante os séculos XVII, XVIII e XIX o Brasil foi o país que mais recebeu beninenses, principalmente na região conhecida como Costas dos Escravos, no litoral da Bahia.

No final do século XIX, depois de dois tratados – um franco-alemão e um anglo-francês –, o território se torna protetorado autônomo francês, sob o nome de Daomé. Logo no início do século XX, o território passa aintegrar a África ocidental francesa. O país é, portanto, o resultado de uma união forçada dos reinos que lá existiam.

A autonomia é alcançada em 1958 e o país se mantém uma colônia francesa até agosto de 1960, quando se torna independente, sob a denominação de Daomé. O primeiro presidente foi Hubert Maga, deposto três anos depois. A partir dessa data, o país entra em uma época de instabilidade,com a sucessão de muitos golpes militares. Nos anos 1970, o país passa a ser liderado por Mathieu Kérékou, de tendência marxista. Nesse período, muitas empresas privadas foram estatizadas e programas populares foram criados. Apesar das diretrizes esquerdistas, a agricultura e o comércio continuaram sob controle privado. Em 1975, o Daomé vem a ser chamada República Popular do Benin e permanece sobessa denominação até 1990, quando o regime esquerdista entra em declínio e o “Popular” é abolido. Na década de 1980, o Benin recorre a empréstimos estrangeiros. Em 1989, ocorre uma revolta, que obriga Kérékou a realizar uma abertura política e econômica no país. Na conferência de 1990, muitas decisões foram tomadas e ocorreram grandes mudanças no país: foi abolido o regime marxista, voltou-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • benin
  • Benin
  • Benin
  • Benin
  • O reino do Benin
  • O REINO DO BENIN
  • Reino de benin
  • reino de benin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!