O bem comum

Páginas: 9 (2087 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
O Bem Comum.


As reflexões seguintes têm como itinerário o roteiro e as idéias sobre o tema do Bem Comum que aparecem no Das Naturrecht - (O Direito Natural), Ética Social , de Johannes Messner ( Ed. Quadrante,SP, págs.166 e ss.).

O homem possui , como ítem de sua natureza , a socialidade.

Este ítem, se espraia por todos os outros ítens. Nenhum dos conteúdos da ontologia humanapoderá se desenvolver e se realizar , fora da dimensão da socialidade.

Como a realização e aperfeiçoamento dos ítens da naturezahumana implica em tendência para o bem , com passagem do homem de sua dimensão de potência para a de ato , e , como este aprefeiçoamento somente se dará pelo comportamento social do homem , tem-se como consequência que este mesmo comportamento deverá tender sempre parao Bem Comum. O Bem Comum aparecrá , pois, como o fim último da Sociedade.

Para que cada indivíduo possa bem realizar osítens de sua natureza , necessita sempre da ajuda de outrem. O Bem Comum pode ser , de certa forma, definido como esta ajuda , solidariedade, que se requer dos membros de uma sociedade, para que esta atinja os seus fins últimos. Estes fins deverão ser perseguidos sob aresponsabilidade de cada um , e tenderão à realização das missões vitais dos fins existenciais dos homens.

A sociedade como um todo , portanto , necessita proporcionar certa ajuda ao indivíduo para que seja atingido o mencionado desiderato .

Embora careça o indivíduo da complementação advinda da ajuda e da solidariedade, caberá sempre a ele , em última análise e palavra , a realização dasmencionadas missões vitais dos fins existenciais da humanidade que contém em si próprio . Isto porque cada homem é Pessoa . Cabe portanto à pessoa, enquanto dotada de livre arbítrio , a realização dos fins da sociedade, considerada a ajuda e solidariedade aludidas, para a consecução do valor do Bem Comum .

O valor do Bem Comum supõe a manutenção da dignidade humana, que é conceito que indicapara a satisfação das necessidades primeiras oriundas da própria essência humana, de sua natureza e ontologia.

Como menciona Johannes Messner , O Bem Comum consiste antes na possibilidade de os indivíduos, mediante a vinculação social , cumprirem gra;cas às suas energias e sob sua própria responsabilidade , as missões vitais traçadas aos membros da sociedade pelos fins existenciais. ( JohannesMessner , Ética Social , p. 167).

É por isso mesmo que deve ser afastado o Estado paternalista . Este centraliza as atividades de todos os indivíduos, que ficam sem opção de comportamento , com evidente desrespeito ao livre arbítrio de cada um . O Estado paternalista vilipendia a liberdade humana.

A realidade do Bem Comum , outrossim, está metafísicamente determinada pela própriaontologia do homem. O home, ontologicamente , possui fins metafísicos. Esta teleologia da essência deverá determinar o conteúdo do Bem Comum, o qual , por sua vez , somente se realizará no seio da solidariedade, hipótese em que emergirá a existência humanamente perfeita dos membros da sociedade.

Para que se realize o Bem Comum , o homem , ajudado pela razão , deve afastar os estorvos de suadimensão instintiva,que perturbam a ordem da convivência. Nesta tarefa, uns não devem atrapalhar os outros, mas sim , ajudar, pela cooperação social . Cria-se , assim, uma ordem de paz. Os que atrapalham na realização do Bem Comum, serão objeto da ação do Direito Positivo . A outra consequência do estabelecimento do BemComum, é a criação de uma ordem de bem estar .


Esta ordem de paz e de bem estarimplicará necessariamente na maior felicidade de um maior número de pessoas , em que se verá respeitada a vontade do povo . ( Bentham ).

Respeitada a natureza humana e , desenvolvidas ações no seio da solidariedade e ajuda social para a emergência do Bem Comum , necessariamente estará garantido o bem do indivíduo e o bem do social . O bem do indivíduo apontará sempre para uma existência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bem comum
  • o bem comum
  • O bem comum
  • O bem comum
  • Bem comum
  • Diferença entre bem comum e bem individual
  • O estado e o bem comum
  • UTOPIA E BEM COMUM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!