O Beijo de Laumorette

1433 palavras 6 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Tópicos Especiais em Tecnologia da Comunicação
Prof: José Ferrão
Aluna:Rafaela Carvalho
Mat: 2008.1.01400-11

Resenha: O beijo de Lamourette - Robert Darnton.

Publicado pela primeira vez em 1990, O beijo de Lamourette apresenta quinze ensaios e abrange um conjunto de análises diversas sobre temas que vão da profissão do jornalista a história do livro e suas implicações. Recheado de grandes curiosidades, a obra tem tudo para render ótimos questionamentos sobre a Revolução Francesa, sobre mídia contemporânea e até mesmo sobre o velho hábito de contar histórias.

O autor Robert Darnton abre o livro com dois textos - um sobre a Revolução Francesa e outro sobre a Polônia. No primeiro, Darnton apresenta dados sobre a França revolucionária - como por exemplo os pais que deram aos seus filhos nomes de La Loi, Liberte e Constitution, ou o ambiente sangrento que havia no país mesmo antes da revolução - os parisienses que passavam no centro da cidade costumavam a ter seus sapatos encharcados de sangue -, ou ainda a proposta para que a semana tivesse dez, e não sete dias.

Com a aprovação formal da Convenção, os revolucionários dividiram o tempo em unidades que lhe pareciam racionais e naturais. Eram dez dias por semana, três semanas por mês e doze meses por ano. Os cinco dias restantes viraram feriados patrióticos, jours sans-culottides, consagrados as qualidades cívicas: a Virtude, o Caráter, o Trabalho, a Opinião e a Recompensa.

A descrição faz com que o leitor idealize as imagens da época em que não só a política, mas também a cultura precisava ser reconstruída. No segundo capítulo, o autor conta a relação dos poloneses com a história - as datas comemorativas oficiais e não-oficiais, os monumentos aos mortos, a postura diante de russos e alemães. Escrito em 1981, o capitulo ressalta que naquele ano já estava formado o Solidarnosc (Solidariedade), força política que chegou ao poder em 1989. Se os poloneses guardavam rancor

Relacionados