O behaviorismo na atualidade

Páginas: 2 (261 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
Empreender
O Behaviorismo

Questionário

1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

Fundador: John B. Watson.Denominações: comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.

2. Para os behavioristas, qual é o objeto daPsicologia e como é caracterizado?

O objetivo da Psicologia, para os behavioristas é o comportamento.
Características: um objeto observável, mensurável, cujosexperimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

3. Como o homem é estudado pelo o behaviorismo?

Como função de certas variáveis do meio, ou seja,certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre por que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pelaformação de hábitos.

4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?

Skinner, em sucessão de Watson.

5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.É o “não voluntário”, aqueles que as respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Exemplo: contração das pupilas com incidência da luz forte sobre osolhos, a salivação, o arrepio da pele com o ar frio, as lágrimas quando se trabalha a cebola.

6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos.Eliciar o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Exemplo: uma pessoa mergulha a mão várias vezes numa vasilha com água gelada tendo intervalos de 3 a 4minutos e antes de imergir soam uma campainha. Mais ou menos pelo vigésimo som da campainha ocorrerá a mudança de temperatura sem a necessidade de imergir a mão na água gelada
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • BEHAVIORÍSMO
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!