O batismo católico

Páginas: 8 (1869 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
Texto de inspiração: João 3, 1-6

Introdução

Como vimos na leitura, Jesus diz que para vermos o reino de Deus é preciso nascer de novo.
Mas o que seria este “nascer de novo”?
Jesus está se referindo ao batismo. O batismo é o nascimento para a vida cristã. É a porta pela qual entramos para igreja e nos tornamos filhos de Deus.
O próprio Cristo instituiu o batismo quando entrou no RioJordão para ser batizado por João Batista, santificou as águas do rio e o Espírito Santo pousou sobre ele em forma de pomba, confirmando esta instituição quando disse aos seus Apóstolos: “Ide, pregai o evangelho a toda a criatura batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”.
O batismo é uma purificação espiritual. A água do batismo, com a graça do espírito santo, purifica a pessoa. Todopecado é tirado da alma.
O batismo é um mergulhar na Paixão e Morte de Jesus. E como pegar um homem velho, pecador, jogá-lo na paixão de Cristo e retirar um homem novo, limpo...
Pelo batismo recebemos uma missão, de sermos Cristão e professar de forma explícita esta fé, de combatermos a força do mal por todos os dias de nossas vidas.

Matéria e forma do Batismo

Jesus institui o batismo edeterminou que seria usada como matéria a ÁGUA. Foi Jesus também que determinou a forma: “EU TE BATIZO EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.”
O rito do batismo consiste assim em derramar água na cabeça do batizando enquanto ao mesmo tempo se diz a forma.
Pergunta-se: por que a água? Porque ela é fonte de vida, elemento purificador, que nos lava de todo pecado. A bíblia nos diz que a vidabrotou da água: Em Genesis 1, 2 diz “o Espírito do Senhor pairava sobre as águas, fecundando-as”.

E oque significa óleo no batismo?

No batismo o sacerdote faz duas unções com óleo: uma traçando uma cruz no peito da criança, antes da água, e outra depois da cerimonia principal da água, traçando o sinal da cruz na cabeça do batizado.
Um dos significados do óleo é o da fortaleza, por isso aprimeira unção, feita com o óleo dos catecúmenos, no peito significa que o cristão deverá ter força pra conservar a sua Fé. Simboliza que Cristo penetra em sua vida assim como óleo penetra em sua pele, e que o próprio Cristo seja sua força.
A segunda é feita com óleo do Crisma, que consagra o cristão para a sua missão de ser membro vivo da igreja.

E qual o significado da veste branca?

A vestebranca lembra a pureza da Graça, da fé, a pureza da vida, Simboliza a comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que é chamada de Graça Habitual. É esta Graça que a veste do batismo vem simbolizar, é a graça que fica.

E a vela acesa?

A chama de vela lembra que Cristo é a luz do mundo, e que a vida do cristão deve ser uma vida de fé, com a qual também deverá iluminar o mundo. A cera,que se consome, lembra que Jesus consumiu sua via por amor a nós, assim como também a vida do cristão deve estar a serviço da comunidade, pelo bem do irmão.

Quem pode batizar?

O ministro ordinário do batismo é o padre e também o diácono, mas em caso de necessidade, em caso de uma doença, quando não há tempo de levar a criança à igreja ou chamar um padre, qualquer pessoa pode batizar. Mas paraque este batismo seja válido a pessoa que vai batizar deve ter a intenção de fazer o que a igreja quer fazer, usar a água e pronunciar as palavras sacramentais.

Tipos de batismo

Existem três tipos de batismo. Além do batismo da água, existem ainda outros dois modos de recebermos o batismo.
O batismo de sangue: que é recebido por uma pessoa que mesmo sem nunca ter sido batizada, seja mortapor defender a fé católica. Foi o caso de muitos mártires que morreram por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo
O batismo de desejo: que é recebido por uma pessoa que, sem ter como chegar até um padre, morre sem poder receber o batismo que tanto desejava.
Qualquer desses três modos de batismo é suficiente para nos dar a Fé e assim nos permitir ir para o céu.

Batismo como renascimento

Todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • católico
  • catolico
  • catolico
  • Católicos
  • Católico
  • catolico
  • Catolico
  • catolico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!