O balanço social e sus benefícios

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
O BALANÇO SOCIAL E SEUS BENEFÍCIOS.

Resumo.

O Balanço Social consagrado pela doutrina como instrumento gerencial e de demonstração da função social celular permite fornecer informações transparentes e compatíveis com o preceito de desenvolvimento sustentável no que se refere ao uso da riqueza patrimonial.

Em um mundo cada vez mais competitivo as empresas buscam umdiferencial para se destacarem no mercado e conquistarem novos clientes e o balanço social é uma alternativa, que se bem aplicada, transforma e desenvolve uma sociedade, criando uma aliança entre a empresa e a comunidade, trazendo benefícios para a empresa que investe e para a comunidade para a qual está inserida.

No decorrer do presente artigo será possível compreender alguns aspectos emrelação ao balanço social e responsabilidade social.

Palavras chave:

Balanço Social, responsabilidade social, ética, sociedade.

Abstract.

The Social enshrined as a management tool for teaching and demonstration of the social function allows phone provide transparent and consistent with the precept of sustainable development with regard to the use of rich heritage.In an increasingly competitive world companies seek a differential to excel in the market and win new customers and the social report is an alternative that is well applied, transforms and develops a society, creating an alliance between business and the community, bringing benefits for the company that invests in and for the community to which it is inserted.

In the course of thisarticle will be possible to understand some aspects related to the social balance and social responsibility.

Keywords:

Social, social responsibility, ethics and society.



1.Introdução.

O Balanço Social é um instrumento consagrado pela doutrina contábil como destinado a evidenciar, periodicamente, por intermédio de dados qualitativos e quantitativos, ações assumidas e praticadaspela Entidade na interação (direta ou indireta) com o entorno. Em poucas palavras, o balanço social é um instrumento de demonstração de função social.

Segundo o Instituto Ethos, os anos 70 marcam as primeiras experiências de elaboração de balanços sociais. Em 1977, a França baixou uma lei determinado que empresas com mais de 750 funcionários publicassem balanços anuais de suasrelações com os trabalhadores. No ano seguinte, o Brasil entrou em debate, por iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides). Após uma série de discussões sobre o papel das empresas no desenvolvimento da sociedade, a entidade sugeriu a promoção dos balanços sociais. Entretanto, a prática só começou a difundir, de fato, no mundo, a partir do fim dos anos 80.

O InstitutoEthos (2009) afirma que o Balanço Social é um meio de dar transparência às atividades corporativas, de modo a ampliar o diálogo da organização com a sociedade. É também uma ferramenta de gestão da responsabilidade social, pela qual a empresa entende de que forma sua gestão atende à sua visão e a seus compromissos estabelecidos em relação ao tema responsabilidade Social Empresarial (SER), e emdireção à sustentabilidade. Resumindo, o balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.

Como a apresentação do balanço social não é obrigatória, algumas empresas brasileiras utilizam como base de informações um ou mais aspectos contidos nos modelosapresentados. Além disso, é comum a incorporação de outros aspectos não considerados em quaisquer desses modelos, fazendo com que as empresas, de algum modo, criem seus próprios modelos de evidenciação de sustentabilidade, publicados voluntariamente através de seus balanços sociais.

As principais referências em termos de modelo e estrutura de informações para a composição de uma balanço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Beneficios do sus
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!