O Autom Vel A Diesel Sofreu Uma Evolu O T O Marcante Nos Ltimos 20 Anos

404 palavras 2 páginas
O automóvel a diesel sofreu uma evolução tão marcante nos últimos 20 anos, que muitos brasileiros não percebem que alugaram um desses na Europa, erram e o abastecem com gasolina. Também pudera: o motor diesel derrubou a imagem que prevaleceu até a década de 1980 de ser extremamente barulhento, fumacento e de vibrar tanto a ponto de fazer trepidar todo o carro.

Desvantagens
1) Mais pesados. Os motores a diesel necessitam de uma maior taxa de compressão, tornando-os em média 40% mais pesados que os motores a gasolina. Também gera um ruído mais elevado que os motores a gasolina.
2) Menor agilidade. Por causa de seu peso maior, os motores a diesel também perdem poder de arranque.
3) Maior vibração mesmo quando o motor está em baixa rotação.
4) Polui mais. Sua maior produção de fumaça é outra desvantagem. A fumaça gerada da combustão do diesel pode causar enjôo mais facilmente.
5) O diesel é mais corrosivo e ao longo do tempo pode prejudicar os bicos injetores e a bomba injetora.
6) Preço. Prepare-se para encontrar o motor a diesel até 50% mais caro que o motor a gasolina com a mesma potência.

Vantagens
1) Economia. O consumo de combustível chega a ser 35% menor com motores a diesel.
2) Vida útil maior. Apesar do risco de corrosão do bicos injetores por causa do diesel como vimos nas desvantagens, no outros componentes e de modo geral, o motor a diesel tem uma vida útil bem maior.
3) Maior autonomia. A economia do motor a diesel se traduz em uma maior autonomia para passeios mais longos.
4) Torque maior. Perde na aceleração, mas ganha em força, esse é o motivo pelo qual barcos de porte maior sempre utilizam motores a diesel.
5) Segurança. Como o diesel é menos inflamável que a gasolina, reduz o risco de incêndios.
6) Mais valorizado. Seu barco ganha valor na hora da venda por causa da economia, vida útil, segurança e autonomia dos motores a diesel. http://www.papoecarro.com.br/noticias/mecanica-como-funciona-a-injecao-direta-de-combustivel/

Relacionados