O atleta como modeo de comportamento

2126 palavras 9 páginas
O DISCURSO MIDIÁTICO E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPORTE: O ATLETA COMO MODELO DE COMPORTAMENTO
A mídia tem transformado os processos de comunicação e suscitado novas interações comunicativas entre os atores sociais. Tais processos geram códigos específicos que produzem efeitos de percepção, recepção e comportamentos sociais.
Diante desse objetivo, perspectivamos a cultura esportiva como parte da cultura contemporânea; definida como “[...] um conjunto de ações, valores e compreensões que representam o modo predominante de ser/estar na sociedade globalizada, em relação ao seu âmbito esportivo”, tem significações simbólicas que vêm sendo incorporadas – dada a força do apelo midiático e seu efeito multiplicador – pela sociedade (PIRES, 2001, p. 15).
Diante disso, a cultura como um todo e o fenômeno esportivo tendem a um processo de mundialização crescente e não mais abdicam da participação da mídia na sua produção, difusão ou transformação (THOMPSON, 1995). Deste modo, o esporte e a mídia estão compreendidos numa relação de reciprocidade.
Compreendemos o esporte como um fenômeno moderno, que não apenas teve influências do contexto da Revolução Industrial (sobretudo do modelo inglês), mas traz consigo os valores arraigados que tornam o atleta, por exemplo, um modelo de comportamento, uma figura mítica, um herói.
A “fama de bom moço” do jogador de futebol Kaká está diretamente associada ao seu sucesso no futebol italiano, sobretudo, à conquista de títulos (SALVADOR, 2007b). Segundo o texto, o jogador almeja ser símbolo da seleção brasileira e não teme as exigências de “pós-título” que comumente recai sobre os jogadores. Pode-se perceber que seu modelo de comportamento é ressaltado (como o fato de ele mesmo gerenciar seu dinheiro e investimentos). Por fim, ao ser questionado por que seu nome não aparece nos tablóides de fofoca, o “bom moço” respondeu: “simplesmente porque gosto de sair com a minha esposa ou meus amigos para jantar e sempre volto para casa cedo”

Relacionados

  • trafinal
    14658 palavras | 59 páginas