O Atentado A Charlie Hebdo Ocorreu No Dia 07 De Janeiro De 2015 De Acordo Com Fran Ois Mollins

3048 palavras 13 páginas
O atentado a Charlie Hebdo ocorreu no dia 07 de janeiro de 2015, perpetrado pelos irmãos Saïd e Chérif Kouachi, vestidos de preto e armados com fuzis Kalashnikov.De acordo com François Mollins, procurador-geral da República, os dois atiradores armados com rifles automáticos Kalashnikovs invadiram o prédio da revista, rendendo dois funcionários, que foram assassinados em seguida. Na sequência, eles invadiram uma reunião, que ocorria no segundo andar do prédio, e abriram fogo. Mais dez pessoas foram mortas, entre elas um convidado e um policial que fazia a segurança do cartunista Charb, diretor da revista. Um segundo policial que fazia a segurança do local foi executado em frente ao prédio.Um terceiro homem teria esperado do lado de fora do prédio, agindo como motorista durante a fuga dos criminosos.
A revista semanal francesa já havia publicado ilustrações satíricas sobre líderes muçulmanos e foi ameaçada por divulgar caricaturas de Maomé há três anos, tendo inclusive sua sede incendiada na época. O jornal também havia sido processado por associações islâmicas na França, mas a Justiça isentou a publicação de sanções. Ao sair do prédio, os atiradores gritaram "Vingamos o profeta Maomé, matamos Charlie Hebdo"
Centenas de pessoas e personalidades manifestaram seu repúdio aos ataques orquestrados contra o jornal.O presidente da França, François Hollande, decretou luto nacional no país no dia seguinte ao atentado. Em 11 de janeiro, cerca de três milhões de pessoas em toda a França, incluindo mais de 40 líderes mundiais, fizeram uma grande manifestação de unidade nacional para homenagear as 17 vítimas dos três dias de terror. A frase "Je suis Charlie" (francês para" Eu sou Charlie") transformou-se em um sinal comum, em todo o mundo, de prestar solidariedade contra os ataques e para a liberdade de expressão.

A antiga sede do Charlie Hebdo foi alvo de um incêndio criminoso em 2011 e em 2012, o jornal publicou uma série de caricaturas de Maomé, incluindo caricaturas de

Relacionados