O atómo

Páginas: 9 (2004 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
O ÁTOMO
A ESTRURA
ELETROSFERA
DESCOBERTA
JOHN DALTON
ERNEST RUTHERFORD
JOSEPH JOHN THOMSON
NIELS BOHR

O ÁTOMO
O átomo é a menor partícula que caracteriza o elemento químico. Ele é composto do núcleo que contém a carga positiva (prótons) ela caracteriza 99.9% da massa do átomo e a carga negativa (elétrons) que determina o tamanho dele.
Ele até o século XIX era considerado a menorporção da matéria, porém na atualidade foi descoberto que na verdade é os prótons e elétrons tornando a idéia inicial um equívoco.
ESTRUTURA
O átomo possui em sua composição: elétrons, prótons e nêutrons.
ELETROSFERA
A eletrosfera é um conceito do Ernest Rutheford que como Dalton pensara anteriormente o átomo tampouco é constituído por partículas negativas dispersas numa esfera positiva comoThomson propôs, mas como pequenos e densos núcleos positivos dispersos em espaços vazios.
DESCOBERTA
Em volta do século V antes de cristo um filósofo grego Leucipo expressava idéias similares a do Átomo, porém essa idéia permanecia esquecida, a verdadeira descoberta do primeiro modelo do átomo foi em 1685 pelo cientista alemã Geisller.
PRÓTONS E ELÉTRONS
Prótons -> Carga positiva.
Elétrons-> Carga negativa.

O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva (Z é a quantidade de prótons e "E" a carga elementar) que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e Z elétrons determinando o seu tamanho.
Até fins do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimasdécadas daquele século, as descobertas do próton e do elétron revelaram o equívoco dessa idéia. Posteriormente, o reconhecimento do nêutron e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.

O átomo possui em sua composição: elétrons, prótons e nêutrons. Vejamos como foi a descoberta de cada um desses constituintes:
O elétron (é)O átomo foi provado como divisível por Joseph John Thomson, em 1897, através de uma aparelhagem chamada tubo de raios catódicos: um tubo de vidro que possuía uma pequena quantidade de gás e dois eletrodos ligados a uma fonte elétrica externa. Logo que o circuito era ligado, surgia um feixe de raios oriundos do cátodo, que se dirigia para o ânodo.
O próton (p)
Com uma aparelhagem parecida com ade Thomson, o físico Eugen, em 1886, atentou-se para um feixe luminoso no sentido contrário ao dos elétrons. Deduziu que a composição desse feixe deveria indicar carga elétrica positiva.
O próton foi nomeado pelo cientista Ernest Rutheford, em 1904, quando realizou o mesmo experimento com o gás hidrogênio e revelou a presença de partículas com carga elétrica positiva. A massa de um próton éaproximadamente 1836 vezes maior que a de um elétron.
O nêutron (n)
O nêutron foi descoberto em 1932, pelo físico James Chadwick, durante experiências com material radioativo. Este componente do átomo localiza-se no núcleo e indica massa com valor muito próximo da massa dos prótons, porém não possui carga elétrica.

O conceito de eletrosfera, ou “esfera de elétrons”, surgiu com o neozelandêsErnest Rutherford, em 1911, ao refletir sobre o fenômeno da radioatividade e, em uma de suas experiências, buscar uma explicação para o desvio de apenas algumas partículas alfa, positivas, e a passagem praticamente livre das outras ao atravessarem uma fina lamina de ouro. Aceito até então o modelo de Thomson, ou modelo de passas, Rutherford viu-se obrigado a justificar os átomos não mais comojustapostos como Dalton pensara anteriormente e tampouco constituído de partículas negativas dispersas numa esfera positiva como Thomson propôs, mas como pequenos e densos núcleos positivos dispersos em espaços vazios, nos quais partículas muito menores e negativas (contrabalançando a carga positiva do núcleo), que foram denominadas elétrons, giravam em órbitas circulares em torno de cada um deles,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Átomos
  • Atomos
  • Átomo
  • Átomos
  • Atomo
  • atomos
  • atomo
  • Átomos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!