O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO NA VISÃO DE OPERADORES DE DIREITO

651 palavras 3 páginas
O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO NA VISÃO DE OPERADORES DE DIREITO

Quem descreve sobre o assunto é as autoras Bruna Moraes Batistelli, graduanda em psicologia, Mayte Raya Amazarray, psicologa, mestre em Psicologia Social e Institucional e Doutora em Psicoligia e Silvia Helena Koller, psicóloga, professora de Pós-Graduação.
As autoras focaram no artigo referenciado, com imensa abrangência sobre “O assédio moral no trabalho na visão de operadores do Direito”. Após uma rigorosa e atenta leitura percebe-se uma fácil compreensão sobre o texto, pois trata de algo intrínseco nos dias de hoje. Apresenta também, uma grande segurança no que tange o assunto, devido a pesquisa cientifica com citações de obras de grandes escritores e argumentos de autoridade que instituem o artigo.
Para corroborar o quanto o assédio moral vem crescendo, as autoras apresentam um estudo realizado com operadores do Direito e com outros seis participantes de instituições jurídicas do meio, os quais nada mais e nada menos de que, uma auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, uma procuradora do Ministério Público do Trabalho, dois juízes do trabalho e dois advogados trabalhistas, que pelo relato do artigo, são profissionais com uma elevada experiência no âmbito da causa em questão.
Partindo para análise temática, que subdivide no Método que tem suas desdobras no delineamento, participantes, instrumentos, procedimentos, resultados e discussão, conceito de assédio moral no trabalho, configuração do assédio moral por operadores do Direito, trabalhadores vitimizados e instâncias jurídicas, Consequências à saúde; O papel do Direito; e O papel da Psicologia.
O assédio moral conceitua-se segundo os entrevistados, comportamentos de humilhação, ofença, isolação, ridicularizacão de maneira repetitiva e ao longo de um determinado período. Pode ser uma conduta adotada pelo empregador, alguém de um cargo maior, colegas de trabalho do mesmo nível ou setor laboral. Os entrevistados e

Relacionados