O assistente social no combate à violência contra o idoso

Páginas: 13 (3106 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso II





A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COMO MEIO DE DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS


Brasileiras que não desistem nunca!
Integrantes:

ARLETE FRANCO BELO
LILIANE FRANCO BELO
RENATA ANDRADE FERREIRA
MARCIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
CARMEN DE LOURDESMOREIRA DA SILVA

Professores Avaliadores:
ADÃO ROCHA REGO
Nota: 9,70

Cidade: Resende
Data: 08/2011

TÍTULO/TEMA
A intervenção do Serviço Social como meio de diminuição da violência contra os idosos

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
O presente artigo apóia-se numa pesquisa bibliográfica que investiga as causas e efeitos da violência e dos maus-tratos praticados contra o ser humano naterceira idade, situando-os no contexto da realidade social. Analisam-se também as ações das Políticas Públicas Nacionais de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa no Brasil. Apresentamos os documentos que legalmente sustentam a ação dos profissionais que visam diminuir as diferentes formas de agressão contra a pessoa idosa. Nesse panorama o serviço social assume um papel importante napromoção do bem estar ao idoso. O estudo tem como sustentação teórica as obras de Minayo (2004), que por sua vez cita outros autores nas suas obras, alguns destes também foram destacados neste artigo científico.

PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento, idoso, violência, maus tratos, direitos humanos.
INTRODUÇÃO
Este trabalho procura demonstrar que o o envelhecimento do ser humano é um processo que acontecedesde o nascimento, de forma a esclarecer a experiência de se tornar idoso. O idoso no Brasil tornou-se objeto de estudo acadêmico graças ao aumento deste segmento da população nas últimas décadas. O governo, por sua vez trabalha na fundamentação de legislação e políticas públicas que garantam os direitos dos idosos e a promoção da longevidade dos idosos.
É importante destacar o papel doprofissional de assistencia social como um profissional preparado para atuar nas políticas públicas de amparo a pessoa idosa, visando a garantir seus direitos, no cumprimento das Leis estabelecidas no Estatuto do Idoso e demais leis de amparo ao idoso. Os assistentes sociais têm intensificado suas ações em busca de conscientizar a todos quanto à importância do idoso para a sociedade e colocar em práticatodo esse aparato legislativo.
Pretende-se demonstrar neste trabalho que muito pode e ainda precisa ser feito, a sociedade precisa participar mais ativamente não tolerando e sim denunciando todo e qualquer tipo de violência praticada.
Destacam-se neste artigo científico a evolução do envelhecimento, os vários tipos de violência que são praticadas contra os idosos, os meios de intervenção edenúncia existentes e os mecanismos de que os assistentes sociais dispõem para lutar pelos direitos dos idosos e garantir-lhes uma velhice tranquila e digna. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, consulta a diversas fontes, selecionando as de maior relevância ao tema, fazendo as observações necessárias e almejando uma boa argumentação, demonstração e comprovação doestudo da hipótese.




DESENVOLVIMENTO
1. O evelhecimento e a violência contra o idoso
Idoso é um termo que indica uma pessoa com uma vivência traduzida em muitos anos. De acordo com a literatura, pessoas acima de 60 anos são consideradas idosos e participantes da terceira idade. Recentemente, este marco referencial passou para 65 anos em função principalmente da expectativa de vida e dastentativas legais do estabelecimento da idade para o início da aposentadoria (Dourado e Leibing,2002). Sem negar o fato de que envelhecer representa um aumento de dificuldades, temos que considerar que as capacidades humanas dependem, em qualquer idade, de constante estimulação para permanecerem ativas. A elaboração de projetos de vida é uma das formas, talvez a mais importante, de viver com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Violencia Domestica contra o Idoso e as contribuições do Assistente Social frente a essa relaidade.
  • serviço social violencia contra idosos
  • Violencia contra a mulhher e a intervençaõ do assistente social
  • O Assistente Social e o Creas
  • As ações do serviço social frente à violência contra idosos
  • Violencia contra idoso
  • Violencia contra idosos
  • A violência contra o idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!