O arcaismo como projeto dissertação sobre o texto

Páginas: 7 (1526 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Trabalho de Formação Econômica E
Administrativa Do Brasil


Apresentação do texto: O arcaísmo como projeto: mercado atlântico, sociedade agrária e elite. Partes trabalhadas: Cap.3 “a afirmação de uma estrutura colonial tardia”, “A Produção”; Cap.5 “O arcaísmo como projeto”.Autor:João Luís Ribeiro Fragoso, Manolo Florentino.






A produção
O trabalho escravo dominava os campos e as cidades e concentrava-se mais no meio rural. Os engenhos disseminavam-se por toda a região, especialmente pelo norte Fluminense, e até 1830 constituíram os maiores elos com o mercado internacional. Ao seu lado encontravam-se inúmeros pequenos e médiosestabelecimentos dedicados a agricultura de alimentos, também escravista.
Nas plantations, nas propriedades voltadas para o abastecimento e mesmo nas cidades, a reprodução física da escravaria efetuava-se basicamente por meio do tráfico atlântico.
A propriedade escrava era muito disseminada pelo tecido social, isso significa que aqui a população se encontrava comprometida com a escravidão,independente da extensão de suas posses, o alto grau de propriedade escrava nos colaca diante de uma sociedade escravista.
Entre os escravos, os adultos nunca eram menos da metade, crianças não ultrapassavam a média de dois ou três em cada dez escravos, além disso, poucos escravos chegavam a 40 anos de idade e a quantidade de escravos nunca ultrapassava a quantidade de escravas. Diantedessa situação não era possível à reprodução dos escravos entre si, ainda mais pelo alto índice de mortalidade, com isso a reprodução dos escravos dependia do tráfico negreiro.

Com que conjuntura internacional defrontou-se essa economia entre 1790 e 1830?
Esse período situava-se no chamado ciclo de Kondratieff extensivo a 1792 a 1850. Ele era dividido em duas fases. Primeiro a fase A(de crescimento) de 1792-1815 que foi marcado pelas guerras Napoleônicas e o Bloqueio Continental. Tanto na Inglaterra quanto na França intensificaram-se a concentração urbana e as mudanças no padrão de vida, nas atividades industriais e agrícolas, além da ampliação das trocas internacional. E depois a fase B (de depressão) de 1816-1850, foi caracterizada pela crise de transformação da indústria epelo desenvolvimento do capitalismo patrimonial-industrial na França e pelas dificuldades do carro-chefe da Revolução Industrial inglesa.
A economia colonial cresceu mesmo na fase B, isso já seria suficiente para detectar a autonomia de seus movimentos frente ao do mercado externo. Uma prova de que essa economia tinha flutuações próprias, é que, mesmo quando as exportações retrocediam,nem todas as principais variáveis da economia colonial assumia tendência semelhante. Assim, se é certo que, entre 1799 e 1811, as receitas de exportações portuárias cariocas caíram em aproximadamente 18% ao ano, no mesmo intervalo os desembarques de Africanos cresceram 0,4% ao ano. Além disso, ao longo desse intervalo as receitas provenientes das entradas de naus com charque e farinha cresceram,respectivamente, 4% e 10% anualmente.



O arcaísmo como projeto
A partir da análise da economia colonial percebe-se que a estrutura produtiva colonial era voltada para transferir excedentes para Europa, para o que associaria organicamente a grande propriedade fundiária monocultora e o trabalho escravo.
A colonização portuguesa se diferenciou de outras colonizações, pois buscou amanutenção se sua estrutura arcaica. A aristocracia articulava a colônia para atender a seus interesses. A articulação entre a economia colonial e o projeto arcaico metropolitano foi garantida pelo pacto colonial.
O Pacto colonial limitava as atividades econômicas da elite colonial. Só podia vender sua produção a comerciantes legalizados pela metrópole. Portugal mantinha o monopólio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dissertação sobre o texto "homens e mulheres"
  • Dissertação sobre o texto profissão docente
  • Dissertação sobre o texto “a formação do professor”.
  • Dissertação sobre o texto “ler deveria ser proibido”
  • Dissertação sobre o texto “O existencialismo é um Humanismo” de Sartre
  • O ARCAÍSMO COMO PROJETO
  • Texto de dissertaçao
  • Resumo Arcaísmo como Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!