o aprofundamento do regionalismo e a crise do modelo liberal

Páginas: 2 (458 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
FICHAMENTO


Império Escravista e a República dos Plantadores
(HB 82) LINHARES, Maria Yedda. História Geral do Brasil. São Paulo: Campus, 1990, Cap. 5, O Império Escraista e a República dosPlantadores

ECONOMIA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX – MAIS DO QUE UMA PLANTATION EXPORTADORA
João Luís Fragoso

Dentro desse período de 1819 a 1872 de acordo com o censo houve a transferência do eixoeconômico do Nordeste açucareiro para o Sudeste cafeeiro.

Segundo a visão tradicional, temos, no decorrer do século XIX, apenas uma mudança de produto.Ou melhor, a uma modificação na pauta deexportação gerou o deslocamento do eixo econômico e a transferência da concentração de escravos. Assim a economia continuava da mesma forma escravista e dependente das flutuações externas.

Em 1819,de uma população de 3.596.132 habitantes, 69,2% era constituída por homens livres; em 1872- já no período final da escravidão-esse número subiria para 84,7%. Ou seja, além de senhores e escravosencontramos (no século XIX e nos anteriores).

Além disso, em 1874, nas três províncias do Sudeste que concentravam a produção cafeeira ( Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), 60% da populaçãocativa total encontrava-se nos municípios cafeeiros ( em 1883, essa cifra cairia para 52,5%) mercado pré-capitalista interno gera condições para acumulações endógenas.

Outro indicador da importânciado mercado interno é que 12 anos antes da “abertura dos portos às nações amigas”, as vendas de açúcar, couro e outros nao pagava 1/3 das importações (sem contar nesse número as importações deescravos) custeadas por remessas de metais e dinheiro amoedado.

Ao lado dos senhores das plantations havia produtores que não vendiam para Europa, mas tinham dinheiro, produziam riquezas e com elascompravam tecidos europeus, escravos etc.


Havia comercio externo com áfrica e Ásia portuguesa

Na virada do séc. XIX para o XX, havia precária divisão social do trabalho, circulação limitada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da república velha ao estado novo parte a: o aprofundamento do regionalismo e a crise do modelo liberal
  • A crise liberal do periodo entreguerras
  • A crise da democracia liberal
  • A crise das democracias liberais
  • o modelo da prática liberal tecnocrática
  • Modelos de estado liberais
  • Modelo de politicas liberais
  • Modelo Liberal E Republicano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!