O aparecimento da deutsher werkbund

13878 palavras 56 páginas
A DIMENSÃO COGNITIVA DA ACTIVIDADE DE DESIGN

Capítulo II
O SÉCULO XX

1. Introdução

Procurando consolidar o processo de industrialização, não só pela aplicação de invenções e descobertas científicas à indústria, o século XX deseja concretizar a ideia de perfeccionismo mecânico para a própria vida. A máquina vista como instrumento de cultura e civilização transformou a sociedade, no entanto, esta “inteligência técnica” vai-se revelando incapaz de cumprir esse desígnio de perfeição. A atitude irreflectida de atribuir à máquina um papel directo na construção de uma sociedade mais evoluída e civilizada estava à vista de todos, a insatisfação pelos resultados revelava que se tinha exigido à máquina algo que ela não podia dar (Mumford:1950).

A necessidade de passar a uma fase adulta na indústria, amadure cendo técnicas, métodos e processos inicia uma marcha contra o passado herdado do século XIX. A transição para esta fase adulta após um período de desordem, sem o qual uma tal tomada de consciência não teria tido lugar, contribuiu para o desejo de intensificar a procura de ordem. A brutalidade da fase inicial do processo de mudança de lógica produtiva revelou-se desastrosa para a vida humana, contrariando uma ideia de caminho para uma sociedade mais equitativa pelo derrubar de uma organização económica, pol ítica e social herdada do passado. O progresso técnico estava a ser feito à custa do sacrifício humano de um nova classe, o proletariado industrial, mas também à custa do sacrifício doloroso de todos uma vez que as dimensões da vida humana distintas da técnica estavam a ser destruídas, aniquilando-se funções opostas à racionalidade técnica na senda da ordem e do progresso pela acumulação de poder.

Construir máquinas e conquistar a natureza reduziu a vida humana em torno da produção de artefactos industriais. O mundo artificial tomou lugar, conquistando o espaço da relação do homem com a natureza substituindo rituais, culturas e formas

Relacionados

  • Historia do Design
    7167 palavras | 29 páginas