O apanha bolas

Páginas: 3 (620 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
O futebol é a maior paixão do povo brasileiro e o esporte mais popular do planeta, expandindo-se pelo mundo todo. A modalidade, em que o Brasil conseguiu atingir o conhecimento em nível mundial é,por isso mesmo, um dos nossos maiores produtos de exportação, sendo, muitas vezes, o único conhecimento que os estrangeiros têm desta terra. Nesse sentido, não é exagero dizer que esse esporte faz apropaganda de nosso país pelos cinco continentes.
Pode-se considerar que Charles Miller tenha sido “o pai” do futebol no Brasil. No ano de 1894, retornando de seus estudos na Inglaterra, trouxe nabagagem a primeira bola de futebol a rolar nos campos brasileiros. Considerado um esporte democrático, envolve pessoas de todos os credos e raças. Não poderia, nesse sentido, excluir indivíduos“portadores de necessidades especiais visual” (PNEV).
Da Matta[1], afirma que o esporte é “uma das poucas coisas que fazem com que o brasileiro se sinta integrado universalmente, é através dele que temos totaiscondições de derrotar as grandes potências econômicas”.
Segundo Souza[2],“nos últimos anos, tem-se preocupado cada vez mais com os portadores de deficiências, o que também inclui o aumento pelabusca e prática dos esportes. Dentre as atividades esportivas desenvolvidas por cegos, o futsal é um dos mais procuradas e difíceis”.
A prática esportiva para o PNEV permite que ele explore suaspossibilidades corporais, livre-se da insegurança, do medo e da dependência causados pela ausência da visão. Os benefícios trazidos pelo esporte vão além: maior confiança e habilidade para locomover-se, noçãode espaço mais aguçada, domínio de suas capacidades motoras, aprimoramento da audição, entre outros.
O futebol de cinco é uma modalidade para atletas com baixa visão ou total, conhecido também comofutebol para cegos, ou futsal de cegos; é uma adaptação do futsal para PNEV. Acredita-se que a prática do futebol entre pessoas PNEV tenha começado na década de 20, nos pátios das instituições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eu-bola
  • Bola
  • a bola
  • Bola bola
  • bola
  • Bola
  • Bola
  • De quem é a bola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!