O Antropocentrismo E A Sua Rela O Com A Religi O

305 palavras 2 páginas
O antropocentrismo e a sua relação com a religião antropocentrismo É toda a doutrina que considera o Homem o centro do cosmos. Todas as religiões se podem considerar simultaneamenteteocêntricas e antropocêntricas, na medida em que, muito embora o centro absoluto da criação seja Deus, o Homem é aquele que,entre todas as criaturas, deve cumprir os preceitos divinos e, desse modo, salvar-se a si próprio.
Nas religiões do livro, quer dizer, nas religiões que têm por base o Antigo Testamento (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), oantropocentrismo é evidente, pois aí a criação, segundo diz o Genesis, existe para o Homem. Não deixa de ser curioso notar que foiuma interpretação materialista dessa expressão espiritual que levou à errada compreensão de que caberia ao homem a exploraçãomaterial da natureza - que é a base da conceção ocidental desde, pelo menos, a modernidade.
O antropocentrismo encontra-se mesmo nas doutrinas orientais, como o Budismo ou o Hinduísmo, que muito embora façam doHomem apenas um ser entre todos os outros, tão imortal como eles, porque em todos os seres existe o princípio divino e imortalque vai reencarnando para um aperfeiçoamento gradual, reconhece que esse aperfeiçoamento culmina no homem, pois é o únicoser que pode libertar-se da cadeia da reencarnação. Por esta razão se considera aí o Homem superior mesmo às divindades ouanjos, que só se podem libertar da corrente do tempo se encarnarem na forma de homem.
Num certo sentido, em filosofia encontramos como exemplo de antropocentrismo o sistema edificado por Kant, na medida em que aíé o homem que ordena e dá sentido à caótica natureza, pois é ele que, tendo em si o espaço, o tempo e as categorias, confereordem ao mundo exterior. Deste modo, podemos verificar aqui uma forma especial de antropocentrismo, porque o Homem é o centroregulador do cosmos, que em si mesmo parece caótico.

Relacionados

  • Filosofia, segundo martin heidegger.
    5103 palavras | 21 páginas
  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas