O ANDAR DO BEBADO

Páginas: 4 (951 palavras) Publicado: 16 de abril de 2015
Bem, ‘O andar do bêbado’ é um best-seller mundial da divulgação científica e, ao contrário do meu amigo deste post, eu não tenho preconceitos para com best-sellers. Aliás, preconceito com relação apessoas ou coisas bem (ou mal) sucedidas é um conceito que você certamente vai reconsiderar depois que ler esse livro. Ou não, isso vai depender de muitas coisas. Talvez do acaso.
Mas afinal, do quetrata o livro? Acho que a pessoa que melhor expressou isso foi Stephen Hawking: “um guia maravilhoso e acessível sobre como o aleatório afeta nossas vidas”. Eu assino embaixo. Em sua essência, o livromostra de forma bem clara e dinâmica como aspectos importantes das nossas vidas são influenciados por fatores totalmente aleatórios e, em geral, alheios a nossa percepção. Isso pode parecer um poucoestranho e assustador, mas isso porque, como o autor mostra logo no começo do livro, nossas mentes não estão preparadas para lidar com fatores aleatórios, com cálculos de probabilidades, tampouco comanálise sensorial de vinhos.

Isso porque nossas mentes funcionam a base de padrões. Nós queremos enxergar padrões em tudo e não nos damos conta que muitas vezes resultados ou eventos que aparentementeseguem um padrão, por menor que seja, na verdade são frutos de processos totalmente aleatórios, frutos do simples acaso. Mais que isso, grande parte de nossas decisões são tomadas baseadas emsupostos padrões de regularidade. Às vezes dá certo, outras vezes não. Ou às vezes acontecimentos significativos nas nossas vidas são meros frutos de um feliz acaso.
Quer um exemplo? Veja só o primeiroparágrafo do livro:
“Alguns anos atrás, um homem ganhou na loteria nacional com um bilhete que terminava com o número 48. Orgulhoso pelo seu ‘feito’, ele revelou a teoria que o levou a fortuna. ‘Sonhei como número 7 por 7 noite consecutivas’, disse, ‘e 7 vezes 7 é 48’. ”
Você deve concordar que não existe nada de místico nisso. O fato desse cara ter ganho na loteria foi o resultado de uma sucessão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o andar do bebado
  • O andar do bebado
  • O andar do bebado
  • O andar do bêbado
  • Andar do bebado
  • O andar do bebado
  • O andar do bebado
  • O Andar do Bêbado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!