O amor na pré historia

Páginas: 7 (1594 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A PRÉ- HISTÓRIA
Até a invenção da escrita, em 3000 a.C.
Muito se pode conhecer da historia humana, através da analise de fragmentos de ossos, podemos dizer que a mais de 35 mil anos já ocorria um fenômeno que chamamos de amor, não um amor de carne, de interesse, mas um amor de zelo, cuidar do outro, eles enterraram seus semelhantes e auxiliaram aqueles que sofriam fraturas. O amor é especificodo ser humano e fomos nós, cro-magnon de cérebro complicado que inventamos.
A origem humana é questão de discussão a quem defenda a identificação de traços genéticos e aqueles que defendam a evolução cultural. Independente de qual seja a origem humana podemos destacar três grandes momentos: o primeiro representante do homo sapiens, o cro-magnon, que vivia da caça e da pesca; o segundorepresentante, o homem neandertal, que já caçava com ajuda de ferramentas e; o terceiro representante, homo sapien, que é nosso ancestral direto.
No começo era a sobrevivência...
Mesmo considerando que o amor possui um registro muito antigo não se pode evidenciar relacionamentos amorosos entre os sexos antes de 3.000 a.c. A vida nas cavernas era uma constante luta pela sobrevivência, a natureza era tantoprovedora quanto verdugo da humanidade. Há cerca de 45 mil anos atrás nossos ancestrais andaram eretos pela primeira vez. Essa evolução interfere no relacionamento amoroso.
Desconhecia-se o vinculo entre sexo e procriação. A fertilidade era característica exclusivamente feminina, ignorava-se a participação masculina, esse fato perdurou por milênios. Nossos ancestrais, do Paleolítico até o iniciodo Neolítico, imaginavam que o corpo da mulher era um receptáculo magico, a mulher era vista como um ser poderoso por ser capaz de gerar vida e alimenta-la.
Não havia ideia de casal o matrimonio era por grupos onde cada mulher pertencia a todos os homens e todos os homens a todas as mulheres, cada criança tinha vários pais e varias mães. As funções de casal parece ter se iniciado junto àagricultura há mais ou menos 5 mil anos atrás. A ideia também cristalizou o senso de posse, uma vez que o conceito de meu filho requeria que a mãe da criança estivesse ligada a um homem apenas, mas ainda havia resquícios de uma liberdade, formação de trios amorosos, duas mulheres e um homem ou uma mulher e dois homens. No período neolítico com a sociedade mais organizada, boa parte da liberdade dapré-história.
A postura do homem mudou e com isso houve outras mudanças significativas como o maior contato sexual, através de um novo ângulo de penetração que contribui para uma experiência sexual que é impossível para qualquer primata não humano. O orgasmo feminino é privilegio dos seres humanos, pelo menos é o que fomenta a teoria que sustenta que só é possível o orgasmo na nova posição criada pelosseres humanos. Nesse momento o sexo torna-se agradável e premeditado e essa busca por prazer influenciou o desenvolvimento humano.
A invenção do patriarca
A organização social e os avanços civilizatórios do Neolítico, contraditoriamente, criaram os primeiros conflitos sócias e familiares. Na idade Pelotica, não havia casos de motes violentas provocadas por outros homens, nem ferimentos porprojéteis, ao contrário do que se verificará nas épocas posteriores. Tudo indica ter havido uma sociedade de parcerias, e não de dominação.
As condições de vida e de relacionamento se agravaram especialmente para as mulheres, nesse período seu trabalho se multiplicou, com o evento da agricultura, o começo das obrigações.
O homem-caçador se tornou homem-pastor, enquanto a mulher-colhedora passa a ser amulher-fazendeira. E esta seria uma mudança de efeitos quase incalculáveis nos relacionamentos futuros homem-mulher, mas as descobertas das causas da reprodução é que entronizou o homem como patriarca até então ele desconhecia sua participação na reprodução.
Divindades
A Pré-história não conseguiu registrar suas divindades com precisão devido a ausência de uma linguagem escrita. Os poucos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré História: a pré história brasileira
  • Historia de amor
  • Historias de amor
  • Historia de amor
  • Uma história de amor
  • uma historia de amor
  • Uma história de amor.
  • Historia de amor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!