o amor de pedro por joão

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Vestibular — As mulheres da história são facilmente identificadas como parceiras. Que outras parcerias se estabelecem na narrativa?
Lya — A trama tem dois planos. Primeiro, as parceiras são as duas velhinhas caspentas jogando xadrez com a vida humana. São a vida e a morte. No primeiro plano, são as parceiras que jogam dados com a vida humana. Em segundo plano, são todas as mulheres disso que euchamo de família de perdedoras. São parceiras de um jogo em que todo mundo perde. Então, são dois planos: um mais metafórico e um mais real.
Vestibular — A trama de As Parceiras traz uma narradora que remonta lembranças da infância e da história de outras mulheres da família, criando um "eu feminino" que se compreende enquanto resultado de restrições e frustrações. Atualmente, as mulheres são oresultado de escolhas que tomam livremente?
Lya — Algumas coisas desse livro são diferentes agora. Mas não acho que a chamada independência feminina seja um assunto já resolvido. Ainda há muita insegurança, dificuldades com a mulher empreendedora, a mulher que ganha mais do que o marido, a mulher que se destaca. Porém, o livro não trata propriamente disso. O problema ali não é econômico, social.É um romance intimista com forte tom psicológico sobre dramas que vão existir sempre. É uma família de perdedoras.

As parceiras - Lya Luft

Sinopse

Lançado originalmente em 1980, este é o primeiro romance de Lya Luft. Aborda, principalmente, a contestação aos valores patriarcais. Uma visão feminina sobre uma família marcada pela morte, pela loucura, por um mundo decadente que a envolve e adesagrega. Lya ensaia o mistério, o encantamento de narrativas onde a virulência atravessa o veio das emoções humanas. Uma lembrança dos contos de fadas que a escritora devorava quando menina. As doses maciças de fantasia - princesas, bruxas e magia - a marcaram, forjando os elementos predominantes em suas obras.

  A história do livro é em primeira pessoa, a personagem principal a Anelise vainarrando toda a história. Ela vai relembrando sua história durante uma semana que ela passa numa casa, na verdade um chalé onde ela viveu quando criança.
  Por isso os capítulos do livro são dividos em dias da semana, onde cada dia ela vai relembrando um pouco da sua história e ao mesmo tempo narrando o que está vivendo.
  A infância dela foi cheia de sofrimentos, onde ela perde os pais em umacidente e acaba sendo criada pelas suas tias, a Beata, e a anã. Aparecem também na história a sua amiga Adélia e sua irmã Vãnia, totalmente diferente dela. 
  É é nesta casa, onde sua avó e suas tias viveram que ela vive e acaba descobrindo histórias passadas de suas tias. São vidas sofridas. Neste meio tempo um primo dela vem morar junto nesta casa, onde ela vive e conhece um amor que é para avida toda.
  Assim ela narra sua infância, adolescênia, seu casamento e sua vida em si. Durante a história ela também fala sobre a vida e sofrimentos de cada uma de suas tias, mortes e principlamente da sua avó Catarina.
  Algo que me chamou atenção na história era como a Anelise se lembrava da avó, que teve uma vida dificil, vivia no sótão de sua casa e o cheiro que ela sentiu de alfazema. E algoque lhe intrigava era a morte dela.
  Muitas vezes ela também sentiu votade de viver em um sótão, ela mesma criou o seu.
O livro é muito rico em reflexões, nos faz pensar na vida, em nossas atitudes e na família.

  Como sempre gosto de fazer ligação do título com a história, logo me veio "Parceiras" tendo em vista as vidas das tias e a dela e em segundo a vida e a morte, que em certo momentoela fala mais para o final do livro, ela mesma se refere as duas como parceiras.

A obra
Primeiro romance de Lya Luft, publicado em 1980, As Parceiras tem como personagem-narradora Anelise, uma mulher cuja vida fora marcada por perdas e relações traumáticas e que, no presente da narrativa, procura compreender sua própria trajetória a partir de suas lembranças e origens.
Praticamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O amor de pedro por joão
  • Literatura Contemporânea e "O amor de Pedro por João", de Tabajara Ruas
  • Joao Pedro
  • Resumo e análise da obra O amor de Pedro por João – Tabajara Ruas
  • Joao Pedro Marques Magalhaes
  • João pedro mono
  • Contribuições João Pedro Gardes
  • joao pedro trbalho portuga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!