O amor é contagioso resenha

Páginas: 8 (1919 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
UNIVERSIDADE BANDEIRANTES DE SÃO PAULO ANHAGUERA / UNIBAN
Curso de Psicologia



JOYCE CERRANO PIRES
WILLIAM GREGÓRIO



RESENHA
Filme Patch Adams – O amor é contagioso




Orientador:
Professor Mestre
Marcos Neiman


São Paulo
2013
Resenha Patch Adams - O Amor é Contagioso.


No filme Patch Adams, (o amor é contagioso) oprotagonista logo no começo participa de uma cena que nos chama muito atenção. Sob um olhar psicologizado da cena queremos mencionar a tentativa de suicídio do protagonista, seguido de uma internação voluntária em um hospital psiquiátrico. O que nos leva ao levantamento de uma questão, sob um olhar comportamental,nos perguntamos para o levantamento da hipótese. Quais frustrações, angustias estariamjuntas com a atitude de Patch ?
Podemos aqui fazer uma segunda observação sobre o protagonista- Patch, quando dentro desta internação o mesmo observa o tipo dos atendimentos, a atenção ( ou falta de atenção) para com os pacientes, onde ele presume que todos ali são tratados de forma ( modelo clinico) – paciente sob consulta. Isso traz para ele uma vontade (volição, motivação, mudança)a um desejode transformar algo que trouxesse mudança, deste conceito médico. ( deste modelo clinico de tratamento aos portadores de atendimento psiquiátrico) e a grande sacada do protagonista é: Como realizar essa mudança então? Uma vez que o mesmo (Patch) encontra-se em uma posição de desvantagem, afinal ele também é um paciente do Hospital psiquiátrico.
Concluímos então que a única maneira de realizartal mudança que pudesse trazer para aquela realidade a humanização do atendimento para com o seu próximo, seria estar então do outro lado, o lado que era desumano para com o lado em que ele se encontrava, então tal solução se dava na mudança do sete.
E foi através desta conclusão que o protagonista decidiu optar pela mudança.
Patch Adam entra para a Universidade de Medicina!
Com o objetivoinicial de mudar as coisas no hospital psiquiátrico, ou entender de que forma se da a situação.
E este passa a ser o sete atual do autor, e como todo bom estudante que se preze passa por inúmeras dificuldades, dificuldades que qualquer estudante passa dentro de uma universidade, mas o que nos chama a atenção é que o protagonista Patch Adams, não é como os outros estudantes da universidade, Patchdestaca-se por sua humanização.
Humanização esta que o faz o tempo todo tentar driblar o sistema, o protoganista além de passar a mensagem ainda conta com um bom humor para fazer disto uma comedia.
Nessa trajetória de Patch, chega o dado momento do inicio de sua realização, a motivação que o levou a universidade, a Visita ao Hospital Psiquiátrico, (acompanhando uma turma de medicina mais avançadanos estudos), finalmente Patch tem contato com o paciente, e enquanto seus amigos estão ali em busca de patologias e casos clínicos, Patch mostra a que veio, e lá esta ele perguntando para o paciente: - Qual o seu nome? Que no responder passa pela a magia do filme, revelando para nos que existe muito mais que patologias e diagnósticos, que na verdade ali naquele momento o que nos entendemos pelaatuação de Patch é que existe sim uma patologia que merece todo respeito e muito cuidado, mas existe também um ser humano, que tem uma historia de vida, um contexto, um sonho, uma motivação, que de fato merece muito mais que cuidados psicológico-psiquiátricos. Merece também ouvidos, atenção, humanização, calor humano, merece entender que acima de tudo é um ser humano, e não apenas um objeto deestudo ou um caso passivo de observação, tanto para com alunos ou profissionais.
Patch mostra neste momento, mais uma vez a que veio. Mostra a busca pela mudança dos atendimentos a humanização.
Gostaríamos aqui de colocar uma observação particular: ¨ Através dos nossos estudos acadêmicos, chegamos a uma conclusão que pode não ser uma verdade absoluta, mas nos faz pensar da seguinte forma¨- Será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme o amor e contagioso
  • Resenha do filme "o amor é contagioso"
  • Resenha do filme o amor é contagioso
  • resenha critica o amor é contagioso
  • Resenha do filme "o amor é contagioso"
  • Resenha O Amor é Contagioso
  • Resenha Crítica- O amor é contagioso
  • Resenha do Filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!