O ambiente empresarial e a gestão estratégica de custos

Páginas: 15 (3594 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
O AMBIENTE EMPRESARIAL E A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
Palavras-Chave: ambiente empresarial; estratégias competitivas;
gestão estratégica de custos
Tema: Evolução Histórica dos Sistemas de Contabilidade de Gestão
Resumo
As empresas ao longo do tempo fazem parte de um ambiente cada vez mais turbulento e competitivo, é inadmissível que ela se enclausure e deixe de trocar energias com seumeio, e que perceba ameaças e oportunidades, provocadas pela globalização da economia, associada às tendências sociais e tecnológicas. O artigo apresenta de forma resumida a organização como um sistema aberto, a análise estrutural da Indústria, as estratégias competitivas genéricas como foco na liderança no custo finalizando na gestão estratégica de custos.
O AMBIENTE EMPRESARIAL E A GESTÃOESTRATÉGICA DE CUSTOS
Resumo
As empresas ao longo do tempo fazem parte de um ambiente cada vez mais turbulento e competitivo, é inadmissível que ela se enclausure e deixe de trocar energias com seu meio, e que perceba ameaças e oportunidades, provocadas pela globalização da economia, associada às tendências sociais e tecnológicas. O artigo apresenta de forma resumida a organização como um sistema aberto,a análise estrutural da Indústria, as estratégias competitivas genéricas como foco na liderança no custo finalizando na gestão estratégica de custos.
Palavras-Chave: ambiente empresarial; estratégias competitivas; gestão estratégica de custos
1. A Organização como um sistema aberto e dinâmico
A continuidade, a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de uma organização estão na suacapacidade de interagir com o ambiente em que está inserida. A organização sofre influência externa, e influencia o ambiente em que faz parte, conforme o seu poder de: negociação, de pesquisa e desenvolvimento econômico, etc. Muitas das influências externas não podem ser previstas ou controladas.
Sob o enfoque da teoria dos sistemas, as organizações caracterizam-se como um sistema aberto edinâmico, onde o sistema é visto como um conjunto de elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções.
A organização é composta de vários subsistemas do sistema principal, cada um tem suas características próprias, porém de forma a se relacionarem na constituição de um todo, e com objetivos ou uma razão que integra e justifica a reunião de suaspartes.
Segundo Pereira In: Catelli (1999),
...como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.
A estabilidade ou recorrência de atividades podem serverificadas em relação às entradas de energia (inputs), à transformação de energias dentro do sistema e ao produto resultante (outputs), este modelo de sistema de input-outputé tirado de sistema aberto, exposta por Von Bertalanffy (apud KATZ & KHAN , 1987).
A organização como sistema apresenta um padrão de atividades de troca de energia, de caráter cíclico, o produto resultante do processo para oambiente supre as fontes de energia para a repetição das atividades do ciclo.
As organizações como sistema aberto para Katz & Khan (1987), tem características como: ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.
A entropia negativa - os sistemas abertos precisam adquirir entropia negativa para sobreviver, os sistemas mantêm suas características internasde ordem, quando inputs são maiores que outputsno processo de transformação.
O feedback, diz respeito aos inputsde informação e proporcionam alertas à estrutura sobre o ambiente e sobre seu próprio funcionamento do próprio sistema.
A homeostase ou estado firme é mais um equilíbrio dinâmico do que estático, os sistemas abertos não se acham em repouso, os inputs de energia para deter a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO AMBIENTE EMPRESARIAL
  • gestão estrategica de custos exercicios
  • Gestao Estrategica de Custos
  • Gestão estratégica de custos
  • Gestão estratégica de custos
  • Gestão estratégica de custos
  • GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
  • Exercicios Gestao Estratégica de Custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!