O AMANTE DE LADY CHATERLLEY

1110 palavras 5 páginas
Bibliografia:
LAWRENCE, David Herbert. O Amante de Lady Chatterley. Itália: Tipografia Giuntina, 1928
Biografia:
David Herbert Lawrence ou D. H. Lawrence (Nottingham, 11 de Setembrode 1885 — Vence, 2 de Março de 1930) foi um controverso e prolífico escritoringlês, conhecido pelos seus romances, poemas e livros de viagens. Pertence à escola modernista.
A sua obra aborda temas considerados controversos no início do século XX, como a sexualidade e as relações humanas por vezes com características destrutivas e estende-se a praticamente todos os géneros literários, tendo publicado novelas, contos, poemas, peças de teatro, livros de viagens, traduções, livros sobre arte, crítica literária e cartas pessoais.
Em conjunto, a obra expõe uma alargada reflexão sobre os efeitos desumanizantes da modernidade e da industrialização. Os temas que Lawrence abordou tornaram a obra importantíssima para a compreensão de uma época influenciada por Freud e por Nietzsche.
"O Amante de Lady Chatterley" foi proibido na época e passou a circular clandestinamente. "O Arco Íris" foi considerado obsceno. E "Mulheres Apaixonadas" foi recusado pelos editores de Londres, só foi publicado cinco anos depois em Nova Iorque.
Além de escritor, Lawrence também era pintor e produziu muitas obras expressionistas.
Algumas de suas obras –
A virgem e o cigano (The Virgin and the Gypsy) (1930)
Filhos e amantes (Sons and Lovers) (1913)
O amante de Lady Chatterley Lady Chatterley's Lover (1928)
The Virgin and the Gipsy and Other Stories (1930)
St Mawr and other stories (1925)
Women in Love (1920)

Resumo:
O amante de Lady Chatterley nos conta a história de Constance, uma mulher educada com liberdade e que teve sua primeira experiência sexual antes do casamento, casa-se com um aristocrata conservador. O relacionamento sexual do casal é insatisfatório e dura pouco tempo. Logo depois do casamento Clifford vai para a guerra e retorna aleijado e impotente.
Após a convalescença do esposo, o casal

Relacionados

  • A Nota Feminina na Literatura
    797 palavras | 4 páginas