O alerta de Sansão

Páginas: 15 (3506 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
O alerta de Sansão...
Lúcio Virginio Costa da Silva

De todos os personagens bíblicos, Sansão é o mais conhecido entre os judeus e cristãos pela sua longa cabeleira, resistência física e força descomunal, igualável apenas a estória do heróico semideus Hércules, o filho de Zeus e de Alcmena (mortal), na lenda grega, e a do Incrível Hulk, personagem norte-americano das HQs que sofreu umamutação genética, e com a irradiação dos raios gamas em seu corpo, no qual, enfurecido, transformava-se em um homem quase indestrutível.

Porém, Sansão também foi lembrado como muito “frouxo” no quesito sobre “algumas mulheres estranhas”... Estas, apenas não temiam e não serviam ao Senhor, como o enfraqueceram-no, amarraram-no, cegaram-no, e claro, “derrubaram-no espiritualmente!”

A história deSansão se encontra descrita no Velho Testamento da Bíblia Sagrada, especificamente no Livro de Juízes, do 13° até o 17° Capítulos. Passemos a conhecer a sua formação para entendermos melhor o seu auge, os seus pontos fracos, e a sua queda:

(...)

Após a conquista de Canaã (Palestina) pelos hebreus, no século XIV a.C., e com a morte de Josué, o sucessor de Moisés, os israelitas não quiseram maisperseverar na luta diária com seus inimigos reais, então, o Senhor dissera que não os expeliria mais seus oponentes, mas que estes estariam na sua terra e seriam ainda por laço, diante de seus próprios olhos! (Juízes 2.3).

Como os filhos de Israel não se arrependeram com suas obras más e, ainda, juntaram-se com seus inimigos, o Senhor os deixara na mão de todos os adversários! Mas, Ele os amava,e sempre via o povo sofrendo, sem direção certa, e comovia-se, por ver seus filhos agonizarem. E os enviou alguns Juízes, que estivessem como protetores do seu povo, ainda que fossem em poucos números. Mas, aconteceu que os “filhos de Abraão”, tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos de Deus, e Ele os entregou na mão dos filisteus, um dos moradores da terra de Canaã e inimigos de Israel, pormuitos anos, para que soubessem que a mão dos homens eram mais cruéis que as suas...

E havia um homem da cidade de Zorá, da Tribo de Dã, chamado de Manué, e não possuía filhos, pois sua esposa era estéril. E um certo dia, um anjo do Senhor visitou esta mulher, dizendo-lhe que conceberia um filho, e que ela deveria zelar mais pela sua saúde, e que não poderia beber qualquer espécie de bebidaalcóolica e não tomasse vinho, ou comer certos alimentos, como carne de porco, lagarto ou de avestruz, por exemplo, para que esta nutrição não prejudicasse a formação de sua criança, na sua gestação, porque o menino já seria nazireu e escolhido de Deus, desde o ventre materno, ou seja, antes de seu nascimento, o Senhor já o tinha feito separado do mundo para si!

Bem, nazireu era quando uma pessoa játinha planos na sua mente em se separar da sua família e do mundo para a obra do Senhor, trabalhando somente nos assuntos religiosos, mas tendo que cumprir algumas determinações específicas, como por exemplo:

1) Não beberia bebidas alcoólicas e seus derivados;
2) Não cortaria os cabelos de sua cabeça até o fim de seu voto;
3) Não se aproximaria perto de mortos, incluindo animais, e, porisso, não iria a nenhum velório, inclusive o de seus familiares! (Núm. 6)

Contudo, a esposa de Manué, ficou assombrada com a presença daquele mensageiro, que veio lhe trazer a grande notícia de sua gravidez, e comentara para o seu marido aquelas palavras reveladas. Porém, seu esposo ficou admirado e muito feliz por uma novidade tão esperada! E, perseverou na oração para que o Senhor trouxesse devolta aquele noticiante, para que interpretasse melhor como deveria ser a criação de seu filho, e claro, que confirmasse outra vez, a gestação de sua mulher...

E, Deus o respondera, trazendo de volta aquele anjo mensageiro, e este, ratificou todas aquelas palavras que dissera à esposa de Manué. Após o período da concepção, nasceu a criança, e os seus pais o chamaram de “Sansão”, que quer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sansão
  • sansão
  • Sansão
  • Sansão
  • alerta
  • Alerta de risco
  • sansão e dalila
  • Sansao do campo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!