O além de dominique

Páginas: 10 (2472 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
O além de Dominique

Daniel Proença Bezerra R.A. 822728

Bauru
2011
O Caso Dominique
Introdução
O Caso Dominique de F. Dolto tem sua importância pautada tanto na melhora do paciente quanto na aplicação e ressurreição de alguns conceitos psicanalíticos. Dentre esses conceitos encontram-se o conceito original de imagem inconsciente do corpo, de linhagem, do papel do pai (tríade), defiliação, das castrações simboligênicas e sua importância e da importância do não dito.
A relação um/três apresentada por Dolto também é importantíssima, quando esta coloca que "O ser humano é a encarnação simbólica de três desejos: o do pai, o da mãe e o seu, todos os três sendo seres de linguagem", surge toda uma justificativa para sua prática e também para a sua postura terapêutica. Esta posturademonstra uma coesão teórico-prática admirável.
Assim o caso de Dominique, um garoto de 14 anos, que sempre fora amado, porém guardando em si algumas representações de um desejo que ele fosse mulher, de que ele nascera feio e de que o pai não acreditara na possibilidade de cura, possibilita a aplicação prática dos estudos que Dolto vinha realizando.
Uma possibilidade rara bem aproveitada ouuma extrema habilidade terapêutica adquirida dos estudos de Dolto? Infelizmente não posso ser definitivo nesta pergunta, porém penso que o Caso Dominique nos trás para um mundo de descobertas e interpretações que se mesclam para com o olhar de Dolto sobre a psicanálise; inclusive no momento em que ela aceita o caso encerrado mesmo não existindo definição completa do mesmo.

Objetivos

Visandoo máximo de aproveitamento relativo ao trabalho, será apresentado um resumo do caso Dominique. Este resumo visa elucidar as partes que fazem alguma relação com alguns dos conceitos colocados acima e também demonstrar alguns momentos que me chamaram a atenção pessoalmente.
Algumas considerações serão apresentadas visando um diálogo entre o que aprendemos na disciplina e a linha que Françoise seutilizou, porém algumas considerações totalmente pessoais serão adicionadas visando me auto avaliar em relação ao conteúdo.

O além de Dominique

Dominique é o filho do meio; no momento da primeira sessão ele tinha 14 anos, seus irmãos 16,5 anos e sua irmã mais nova 11, respectivamente Paul-Marie e Sylvie. Esta última é a segunda de seu nome a nascer mulher no período de 50 anos, um statusaltamente valorizado pela família de Bel.
Dominique foi desejado, mesmo que ao nascer tenha sido considerado feio, tendo os cabelos morenos como o avô materno e que o desejo fosse de uma menina.
Os problemas de Dominique se iniciaram com a chegada de Sylvie ao mundo, o ciúme tomou-lhe conta e alguns comportamentos exacerbados foram notados. Porém a transição existiu para Dominique também, queperdeu seu berço no quarto dos pais e passou a dormir no quarto do irmão mais velho.
Dominique também se sentiu angustiado com a relação a Sylvie por esta estar "comendo a mamãe" enquanto era amamentada. Após este episódio ele tornou-se mais agressivo e fez exigências de ser tratado como a irmã em alguns sentidos, o que foi atendido pela família.
Ao adentrar nos primeiros anos da escolaDominique apresentou o ressurgir desses problemas e após consulta com um psiquiatra e a constatação da ausência de problemas neurológicos, a indicação de um psicólogo fora feita.
Após algumas sessões com esse psicólogo foi constatado que seus problemas advinham de seu ciúmes exacerbado em relação a Sylvie, e apostou-se que a maturidade lhe iria ajudar na resolução dos problemas. Nesse momento Dominiquese tornara "passivo e sonhador" algo que perdurara até a primeira consulta com Dolto.
Dominique ocupava seu tempo com brincadeiras (carros e aviões de brinquedo) e com fantasias (fantasmas), além de desenhar. Tinha um medo muito grande de bicicletas e carrosséis e somente nesses momentos não se mostrava apático com os pais ou com o mundo. Mantinha o ritual de que as roupas íntimas sujas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dominique
  • dominique perralt
  • alem
  • alem
  • alem
  • O além
  • Dominique perrault
  • Jean Dominique Bauby

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!