O agronegócio no brasil

3225 palavras 13 páginas
UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA
Faculdade de Ciências Humanas
Curso Administração de Empresas

Trabalho de Gestão de Agronegócio

Marília
2012

Sumário

O agronegócio 2
O que é agronegócio? 3
O Agronegócio no contexto Mundial 4 o agronegócio brasileiro 5
O que são commodities? 8
Definição 8 destacando algumas regiões Brasileiras 8
Principais Produtos 11 Algodão 11 Milho 13 Soja 13 Quadro geral da agricultura no Brasil 14
Resumo 15

O agronegócio

Definição:

O agronegócio pode ser definido como o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária, ou seja, é toda relação comercial e industrial envolvendo a produção agrícola ou pecuária.

No Brasil o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.

O que é agronegócio?

A produção agropecuária é uma atividade desenvolvida no espaço rural, em áreas que se encontram ocupadas pelo setor primário da economia no qual se destacam a agricultura, a pecuária e as atividades extrativistas. Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas). Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.

E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos

Relacionados

  • democracia
    1635 palavras | 7 páginas
  • PORTFOLIO INDIVIDUAL 6 SEMESTRE CIENCIAS CONTABEIS UNOPAR
    3540 palavras | 15 páginas
  • Nem tudo que fermenta vira VINHO
    6275 palavras | 26 páginas
  • Anuarioacate 2
    15264 palavras | 62 páginas