O AGRONEGOCIO E O DESASTRE DA REFORMA AGRARIA NO GOVERNO LULA

439 palavras 2 páginas
O AGRONEGOCIO E O DESASTRE DA REFORMA AGRARIA NO GOVERNO LULA
O agronegócio representa a mais antiga continuidade do modo de produção agrícola brasileiro, vem sendo utilizado continuamente desde o período colonial, mudando apenas as características operativas, o regime de trabalho e as técnicas de produção. Ao se mudar o regime geral do trabalho no final do século XIX de trabalho escravo para o assalariado e as técnicas arcaicas por técnicas modernas, não se mudou praticamente nada da estrutura fundiária, da renda, da remuneração e do acionar econômico do agronegócio.
Mas a pior macula social que o agronegócio vem provocando no país é o aumento sistemático da escravidão no campo, demonstrando que esse modelo predador de exploração baseado em monoculturas de exportação, hoje rebatizado agronegócio, além de resultar em mais concentração latifundista anda de mãos dadas com praticas arcaicas e contrarias aos direitos humanos mais elementares.
Muitos acreditavam que a primeira vitória de Lula representaria uma alteração na correlação de forças dos movimentos sociais das cidades e principalmente no campo, com o favorecimento da reforma agraria, o fim das impunidades e da violência. Passado o primeiro mandato do governo Lula, podemos constatar que a reforma agraria continuou como uma política assistencialista e não um pilar do desenvolvimento nacional. Apesar da política de Reforma Agrária estar num processo crescente de desarticulação e recuo ela continua sendo uma necessidade para o desenvolvimento do país. Dados do INCRA (2002) apresentam que entre 1995 e 2002, o governo Fernando Henrique Cardoso assentou 635.035 famílias.
Por outro lado, com o avanço do agronegócio, aumentou em todo o país os conflitos e ameaças aos posseiros, principalmente nas zonas de fronteira agrícola. A concentração de terras no Brasil, durante o primeiro governo Lula, tendeu apenas a aumentar. O numero de famílias assentadas foi irrisório diante da demanda e do crescente numero de famílias

Relacionados