O agronegocio, a segurança alimentar e os impactos socioambientar

3882 palavras 16 páginas
Igreja Matriz
(Catedral Santo Antônio)
Capela Cresce, É Derrubada
E Matriz Vira Catedral
Há dois anos, Osasco é a sede de uma grande diocese. Nem os descendentes de Antônio Agu, que doaram o terreno, nem os primeiros fiéis, que edificaram a capela, inaugurada em março de 1931, poderiam imaginar o que aconteceria depois. Em torno da capela surgiu o bairro da Bela Vista, capital e centro nervoso e espiritual de uma comunidade de 1, 8 milhões de católicos.
Corria o ano de 1919. Antônio Agu via as terras que havia comprado no final do século passado do latifundiário João Pinto se desenvolverem espantosamente. Distante a dezessete quilômetros do marco zero do Estado, a área havia sido batizada com o nome de sua cidade natal: Osasco. Há apenas um ano fora promovida a distrito de São Paulo, a capital.
Foi nesse ano que Antônio Agu deixou Osasco para jamais revê-la: em viagem de visita a parentes e amigos na Osasco italiana, ele faleceu. Em sua homenagem, os amigos que aqui ficaram mandaram rezar uma missa na capela localizada na atual rua Primitiva Vianco, na realidade um

A igreja matriz no dia de sua inauguração em
29 de março de 1931...

Pequeno salão, único local existente no distrito para o povo católico se reunir para oração.
Por não possuir um vigário, nessas ocasiões eram solicitados padres à paróquia mais próxima, a da Lapa. Foi então que, liderados por Arthur Vasconcelos, os moradores iniciaram uma campanha para erguer um templo. Fundaram a "Liga dos Interesses Locais", entrando em contato com herdeiros de Antônio Agu, a neta Giusephina Enrico e seu marido Cesare Enrico, solicitando a doação de um terreno localizado no alto de uma colina, de onde se podia divisar todo o emergente distrito.

São Pedro Protestou Contra o Padroeiro
Confirmada oficialmente a doação, marcou-se para o dia 15 de maio o lançamento da pedra fundamental da futura igreja. E não foi difícil escolher seu padroeiro: Santo Antônio, por ser este o santo

Relacionados