O Agroneg Cio Tem O PIB Do Ano Passado

2181 palavras 9 páginas
O agronegócio tem se destacado em meio ao marasmo da economia brasileira, a despeito dos muitos obstáculos impostos pela desqualificação da mão de obra, pela carência de Infraestrutura para escoar a produção e falta de estrutura logistica. De acordo com números da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a produtividade por trabalhador do setor cresceu impressionantes 142% entre 2001 e 2011. No entanto, parece claro a esta altura que a continuidade desse sucesso depende da formulação de políticas públicas ousadas, que removam esses obstáculos sem mais demora.
É indispensável avançar sem mais demora na recuperação e ampliação da infraestrutura logística incluindo armazenamento, transporte rodoviário, hidroviário e ferroviário. Não pode mais ser retardada uma aceleração nas negociações internacionais, em todos os níveis: através da OMC, da formação de blocos de integração como a ALCA, com a União Europeia e, na falta delas e/ou em complementação, negociações bilaterais que evitem as perdas de mercado que o País vem sofrendo. Urge estabelecer um programa sanitário e de qualidade de produtos que assegure tanto o acesso ao mercado externo como a saúde e bem estar da população brasileira. Com a mesma urgência é necessário implantar um programa eficaz para a área ambiental, cuidando da água, das florestas, do homem do campo e do consumidor. Para tudo são necessários recursos para investimento. Esses recursos não estão disponíveis no setor público por razões por demais conhecidas: carga tributária excessiva e gastos mal aplicados. Será necessário atrair a parceria de investidores do setor não-agrícola e do exterior. Esses recursos virão se os riscos desses investimentos inclusive a segurança jurídica - não forem exagerados e se ficar claro que o País possui uma estratégia que garanta a sustentabilidade de seu agronegócio.
Falta de estratégia, de planejamento, de capacidade de gestão de recursos públicos e de gerenciamento das obras, além dos

Relacionados

  • Agronegocio
    13080 palavras | 53 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Tecnologia agroindustrial
    12642 palavras | 51 páginas
  • Auto Sustentação, Pequenos Agricultores em Regime da Agricultura Familiar
    14568 palavras | 59 páginas
  • Slides de aula de agronegócios
    51463 palavras | 206 páginas