o adoecer do trabalhaodor do seculo XXI

795 palavras 4 páginas
O adoecer do trabalhador no século XXI
Na realidade atual em que vivemos muitos trabalhadores não gozam da plena saúde do bem que seu trabalho poderia proporcionar.
Tortura substitui a palavra trabalho, e volta à origem da palavra, do latim vulgar "tripaliare", que significa torturar. Para muitos ir trabalhar tornou-se uma verdadeira luta diária, nada comparada a uma aventura, mas com uma rotina amarga que se prolonga por vários meses.Esse sofrimento faz com que o trabalhador perca seu equilíbrio, o que resulta em seu adoecer.
Na maioria das vezes resultado de cobranças demasiadamente excessivas dos chefes, péssimas condições de trabalho, situações desgastantes, são fatores que influenciam e muito na vida do trabalhador. Uma pessoa que acorda pela manhã para ir trabalhar com essas condições, não irá feliz e dificilmente conseguirá executar bem sua função.
Ocorre desse trabalhador se culpar pela não satisfação com seu trabalho, pois muitos desempregados gostariam e muito de estar em seu lugar. Frente a este pensamento aguentam calados, pois com a competitividade do mercado atual, não querem fazer parte da lista de desempregados. Vai “empurrando com a barriga” e consequentemente agrava mais ainda sua situação. Faz de tudo para se reestabelecer, tenta agradar a todos, e a dar conta de tudo. Às vezes se isola como forma de se resguardar de problemas. Em alguns casos deixa de dormir bem, comer bem e se divertir. Até que inevitavelmente fica impossível sustentar tal situação, e se torna uma doença.
No fim da década de 60, estudiosos classificaram como Síndrome de Burnout, o ponto máximo do estresse profissional, que pode ser encontrada em qualquer profissão e desenvolvida por qualquer profissional. As discussões em torno da Síndrome de Burnout tornaram-se mais fortes nos últimos anos.
O mesmo ocorre com o Mobbing, como é denominado outro fenômeno muito discutido mundialmente. O termo Mobbing é utilizado para classificar situações de assédio moral, coação

Relacionados