O Absolutismo na França

Páginas: 4 (755 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
O Absolutismo na França 
Foi na França que o absolutismo teve seu maior desenvolvimento. A frase "L'État, c'est moi" (“O estado sou eu”), que representa muito bem o poder do monarca absolutista,foi proferida pelo rei francês Luís XIV.
O regime absolutista francês começou a se formar após o final da Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Embora vencedora, a França encontrava-se desorganizada comvários sistemas jurídicos, privilégios e tradições. O rei surgiu como um elemento centralizador capaz de dar unidade política e econômica à França. 
O primeiro monarca a seguir a linha absolutista naFrança foi Luís XI, que usou vários esquemas para estender a sua autoridade a todos os territórios que formavam a França em meados do século XVI. No campo político, seu governo se pautou no sentido deafirmar sua autoridade diante dos direitos da nobreza e do clero (originários dos privilégios feudais). 
Se Luís XI é considerado o consolidador do absolutismo na França, foi com Luís XIV que o regimeatingiu seu auge. Conhecido como o “Rei Sol”, Luís XIV governou com autoridade absoluta, usufruindo, junto com a corte, de todos os luxos, poderes e privilégios possíveis. 
O absolutismo francêsdurou até 1789, quando a Revolução Francesa colocou fim ao regime absolutista no país.
O Absolutismo na Inglaterra
O absolutismo na Inglaterra foi um regime político caracterizado pela centralização depoder nas mãos do Rei. O Rei era o administrador supremo, chefe do exército, representante de Deus em seu domínio, ele tinha poderes de legislador, juiz e executor. Na maioria das monarquias da Europaocidental, esse processo político se acentuou e centralizou o poder na figura da realeza ao longo dos séculos XVI e XVII.
Ao trabalhar o conteúdo de História sobre o Absolutismo na Inglaterra éimportante que o aluno perceba o processo de transição do sistema feudal para o sistema capitalista emergente nos Estados Nacionais Modernos, estabelecendo relações entre o sistema capitalista, o poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Absolutismo França e Inglaterra
  • A vitória do Absolutismo na França
  • A franca revolucionaria Do absolutismo a assembleia constituiente
  • Absolutismo europeu tendo como base a França
  • ABSOLUTISMO
  • Absolutismo
  • absolutismo
  • Absolutismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!