O (AB)USO DOS TERMOS ESTRANGEIROS NA VIRADA DO TERCEIRO MILÊNIO. PROIBIR OU ABSORVER?

1404 palavras 6 páginas
O (AB)USO DOS TERMOS ESTRANGEIROS
NA VIRADA DO TERCEIRO MILÊNIO.
PROIBIR OU ABSORVER?

Marcos Abreu do Amaral¹

RESUMO: A partir do brado retumbante do deputado Aldo Rebelo, procuramos explanar a polêmica que gira em torno do uso indiscriminado de termos estrangeiros no dia a dia dos brasileiros, a maioria por publicitários, sem o propósito de enriquecer nosso patrimônio vivo – a língua nacional. Mesmo refutado por especialistas, estudiosos da língua divergem sobre uma normatização para frear a invasão dos estrangeirismos. Enquanto linguistas defendem os empréstimos estrangeiros, gramáticos temem pela desagregação do idioma.

A causa histórica, a causa etnológica e a causa política são elementos essenciais para a transformação de uma língua. Historicamente sabemos que um dos fatores de dominação de uma nação sobre outra se dá pela imposição da língua. Exemplos são as conquistas romanas na região do Mediterrâneo e Península Ibérica, onde ocorreu o substrato, que é a língua do dominado sendo suplantada pelo dominador em consequência da conquista, posse e colonização da terra. Mais fortes e civilizados, os romanos impuseram sua cultura, seus valores, seus costumes, e ainda sua organização social, política e econômica.
Especificamente a formação da língua portuguesa falada no Brasil sofreu diversas influências: dos povos indígenas, das línguas africanas, dos imigrantes europeus, asiáticos, entre outros. E Bagno afirma que do ponto de vista linguístico, ela já tem uma gramática, com regras de funcionamento que cada vez mais se diferencia da gramática da língua falada em portugal.
Ao longo do tempo é natural que as línguas assimilem influências de outros idiomas e sofram transformações pois não são homogêneas nem estáticas. Daí surgem alguns termos e expressões que, conforme as características, podem ser denominados neologismos ou empréstimos ou estrangeirismos.
O Neologismo é a formação de novas unidade lexical e segundo Ribeiro, divide-se em

Relacionados

  • Walter Isaacson Einstein Sua Vida Seu Universo
    260477 palavras | 1042 páginas