O açúcar

Páginas: 8 (1945 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2013
O Açúcar

O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. Especificamente monossacarídeos e oligossacarídeos pequenos. A principal característica é o seu sabor adocicado. Em culinária "açúcares" costuma se excluir os polióis da definição de açúcar, restando todos os monossacarídeos e dissacarídeos. No singular "açúcar"costuma se referir à sacarose, identificando outros açúcares por seus nomes específicos (glicose, frutose etc). A produção e o comércio de açúcar influenciou a história de várias maneiras. Em tempos modernos açúcar influenciou o colonialismo, a escravidão, migrações domésticas e internacionais e guerras. O açúcar possui uma propriedade, a triboluminescência, que faz com queele brilhe quando friccionado.
Etimologia
A palavra açúcar tem sua origem no termo árabe avare.

História Antiga
Açúcar foi produzido no subcontinente indiano desde a antiguidade. Não era de fácil acesso, mel era usado com maior frequência para adoçar na maior parte do mundo. Uma das primeiras menções da cana-de-açúcar aparece em manuscritos antigos da chineses datados do oitavo século antes de Cristo, junto com o fato deque planta origina-se da Índia. Ao redor de 500 AC, habitantes do subcontinente indiano faziam grandes cristais de açúcar para facilitar o transporte e armazenamento. Esse cristais, chamados khanda (खण्ड), são semelhantes aos pães-de-açúcar que eram a principal forma de açúcar até o desenvolvimento de açúcar granulado e em cubos no final do século XIX. Açúcar se manteve razoavelmente poucoimportante até que indianos descobriram métodos de transformar caldo de cana-de-açúcar em cristais de açúcar, que eram mais fáceis de armazenar e transportar. Açúcar cristalizado foi descoberto no tempo da dinastia Gupta, ao redor do século cinco. Navegantes indianos levaram açúcar por várias rotas de comércio Monges budistas viajantes levaram métodos de cristalização de açúcar para a China. Durante oreinado de Harsha (entre 606 e 647) na Índia do Norte, enviados indianos para a China na época Tang ensinaram o cultivo de cana-de-açúcar depois que o Imperador Li Shimin demonstrou interesse por açúcar. Pouco depois a China estabeleceu cultivos de cana-de-açúcar no século sete. Documentos chineses confirmam ao menos duas missões chinesas para a Índia para obter tecnologias para o refino de açúcar,iniciadas em 647. A cana-de-açúcar foi uma cultura de acesso limitado e açúcar uma mercadoria rara durante muito tempo. Comerciantes de açúcar se tornavam ricos; Veneza, no alto de seu poder financeiro foi o principal centro de distribuição e comércio de açúcar para a Europa. Os cruzados levaram açúcar para casa na sua volta à Europa após suas campanhas na Terra Santa, onde eles encontraramcaravanas carregando "sal doce". No começo do século XII, Veneza adquiriu algumas vilas perto de Tiro e organizou propriedades rurais para produzir açúcar para exportar para Europa, onde ele suplementou o mel como a única outra forma de adoçante. O cronista cruzado Guilherme de Tiro, escrevendo no final do século XII, descreveu o açúcar como "muito necessário para o uso e saúde da humanidade".Formas de Apresentação da sacarose
Açúcar mascavo ou açúcar mascavado (açúcar bruto): açúcar petrificado, de coloração variável entre caramelo e marrom, resultado da cristalização do mel-de-engenho, e ainda com grande teor de melaço.
Açúcar demerara: açúcar granulado de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composição, mais utilizado paraexportação.
Açúcar refinado granulado: puro, sem corantes, sem umidade ou empedramento e com cristais bem definidos e granulometria homogênea. O açúcar refinado granulado é muito utilizado na indústria farmacêutica, em confeitos, xaropes de excepcional transparência e mistura seca em que são importantes pelo aspecto, escoamento e solubilidade.
Açúcar refinado amorfo: com baixa cor, dissolução rápida,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Açúcares
  • açucares
  • açucar
  • açúcar
  • Açucar
  • Açucar
  • Açucares
  • Açúcar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!