O 18 Brumário de Luiz Bonaparten

2770 palavras 12 páginas
Revista Eletrônica Inter-Legere: Número quatro, dois anos

GILERLÂNDIA PINHEIRO DE ALMEIDA NUNES
Mestranda do PPGCS/UFRN.

78

Resenha do livro:
MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Disponível em: http://ateus.net/ebooks/geral/marx_o_18_brumario_de_luis_bonaparte.pdf. Acesso em:
08 jul. 2008.

Estas Notas Preliminares de Leitura são uma breve apresentação do livro O 18
Brumário de Luís Bonaparte, procurando fazer uma discussão acerca de alguns pontos, considerados importantes, na obra de Karl Marx, como: lutas de classes, materialismo dialético, entre outros. Dessa forma, serão priorizadas as lutas pelo poder político e econômico em que estiveram envolvidas: a nascente burguesia francesa e as diversas classes socioeconômicas existentes naquele momento histórico, que culminaram no inesperado Golpe de Estado que colocou Luis Bonaparte à frente do governo francês, numa administração ditatorial que herdou o seu nome – Bonapartismo.
Assim, como outros autores clássicos, Karl Marx juntamente com Friederich Engles desenvolveram um método próprio para a compreensão da sociedade. Esse consiste numa análise que leva em consideração a história, mas não somente ela. As relações materiais de produção têm um lugar central em todas as suas análises, sejam elas de cunho estrutural ou conjuntural. O método denominado de materialismo histórico dialético não teve propriamente uma obra que se prestasse a explicá-lo em seus mínimos detalhes; no entanto, sua aplicabilidade pode ser verificada claramente no livro O 18 Brumário de Luís Bonaparte”79.
78
79

Bolsista do CNPq e orientanda da Profa Dra. Maria Lúcia Bastos Alves.
Escrito entre dezembro de 1851 e março de 1852.

135

Revista Eletrônica Inter-Legere: Número quatro, dois anos

Neste, Marx trabalha toda a conjuntura social, política e econômica da França, em um determinado período histórico, que vai desde a eleição, que coloca Luís Bonaparte à frente do
Estado francês, até seu Golpe

Relacionados